"Nosso objetivo, junto com as demais forças de segurança, tanto do estado, quanto do município, é trazer condições de segurança e tranquilidade a todos os consumidores que vão assistir a esse grande evento, antes, durante e após o show. Nós estamos aqui trabalhando no sentido de manter um acesso amplo às informações desde a compra dos ingressos até a melhor forma de se deslocar, como chegar e como sair desse mega show", considerou o Promotor de Justiça.
Mendonça Neto também destaca que se "mostra importante uma atuação coordenada, integrada e preventiva, na linha do que expõe o recente Manual de Atuação do Ministério Público na Tutela da Segurança de Grande Eventos, recentemente lançado pelo Conselho Nacional do MP, em agosto de 2024. A 29ª Promotoria de Justiça visa atuação integrada em três focos interligados: segurança (um evento livre de violência e atos de discriminação); da proteção (infraestrutura adequada e respeito integral as normas que regem a atividade, com os alvarás e licenças devidamente expedidos) e da qualidade na prestação do serviço ao consumidor".
Uma recomendação da Polícia Militar de SC para evitar filas é chegar com antecedência, pois os portões serão abertos às 17h30. A corporação atuará em três turnos com mais de 400 policiais militares. A PMSC trabalhará com policiamento ostensivo a pé, em cavalos, em viaturas e motocicletas e também fará policiamento nas rodovias estaduais próximas.
A Gerência de Fiscalização da Polícia Civil de SC fará vistoria no local antes do evento, certificando-se que o show possui todas as autorizações necessárias para a sua realização com segurança.
Uma delegacia móvel será instalada pela Polícia Civil no entorno do estádio, com policiais que poderão registrar ocorrências, prestar informações aos cidadãos e atender ocorrências locais. Haverá ainda, das 8h do dia 19 de outubro até às 8h do dia 20 de outubro, a instalação de uma central de plantão policial da Polícia Civil no aeroporto Internacional de Florianópolis para atender exclusivamente eventuais ocorrências policiais na cobertura do show.
A Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil estará no local, com policiais e equipamentos de intervenção tática em caso de necessidade de intervenção complexa. Também atuarão policiais civis a paisana no interior do estádio, somando esforços com outros agentes de segurança para garantir a tranquilidade do evento.
A PM contará com policiamento a partir do começo da manhã para evitar instalação de flanelinhas e/ou ambulantes que possam atrapalhar o bom andamento da operação, realizará a segurança ostensiva nos arredores do estádio e à noite no escoamento total de veículos, sendo responsável pelo policiamento ostensivo e saída de veículos do local.
A PMSC terá um Posto de Comando na área externa ao evento, próximo da entrada do Portão 2 e bilheteria, podendo ser acessado por qualquer pessoa que necessite do apoio da Polícia Militar e policiais estarão em todas as vias públicas dos arredores do evento.
Também atuarão 45 bombeiros militares do Corpo de Bombeiros Militar de SC disponíveis em sete quartéis. A corporação terá no local ambulância e caminhão de combate a incêndio.
Também estiveram presentes na entrevista coletiva o Secretário de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC) designado, coronel Flávio Graff; o tenente-coronel André Rodrigo Serafin, comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar; o gerente de Fiscalização de Jogos, Diversões Pública e Produtos Controlados da Polícia Civil de Santa Catarina, delegado Gustavo Kremer; o comandante da 1ª Região do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, tenente-coronel Zevir Anibal Cipriano Júnior; o superintendente regional da Polícia Científica de SC em Florianópolis, perito Cassiano Mozar Fachinello Bremme; a diretora do Procon de Santa Catarina, delegada Michele Alves Correa Rebelo; o secretário de Segurança Pública de Florianópolis, coronel Araújo Gomes, o secretário de Transportes e Infraestrutura de Florianópolis, Rafael Hahne, entre outras autoridades e convidados.