A fiscalização do correto andamento do processo eleitoral é uma das atribuições do Ministério Público. O Promotor de Justiça acompanha todo o trâmite eleitoral, verificando, por exemplo, a legalidade dos registros de candidaturas e a ocorrência de propaganda eleitoral irregular. Casos de abuso de poder econômico, político e dos meios de comunicação nas eleições também são apurados pelo Ministério Público, que mantém inclusive um espaço no site da Instituição para denúncias de crimes eleitorais, como a compra e venda de votos.
Nas eleições municipais, a atuação do Promotor de Justiça é direta, fiscalizando e apresentando as denúncias à Justiça quando ocorrer um crime eleitoral. Já, nas eleições estaduais e federais, o Promotor de Justiça fiscaliza, mas a denúncia é oferecida pelo representante do Ministério Público Federal que atua perante a Justiça Eleitoral.
Em todas as comarcas há um Promotor ou Promotora de Justiça responsável por garantir a lisura das eleições.
Na ocorrência de um crime eleitoral, quem propõe ao Judiciário a ação penal é o Ministério Público Eleitoral. No vídeo, o Promotor de Justiça Pedro Decomain, especialista em direito eleitoral, esclarece diversos aspectos relevantes sobre as eleições de outubro.
Os promotores eleitorais são Promotores de Justiça (membros do Ministério Público estadual) que exercem as funções por delegação do MPF. No vídeo, o Promotor de Justiça Pedro Decomain, especialista em direito eleitoral, esclarece diversos aspectos relevantes sobre as eleições de outubro.
Decomain, especialista em direito eleitoral, esclarece diversos aspectos relevantes sobre as eleições de outubro.
O período eleitoral ficou mais curto. A propaganda eleitoral só pode começar a partir da 0h de 16 de agosto. No vídeo, o Promotor de Justiça Pedro Decomain, especialista em direito eleitoral, esclarece diversos aspectos relevantes sobre as eleições de outubro.
A principal fonte de recursos para custear as eleições deste ano é o fundo especial de financiamento de campanha. No vídeo, o Promotor de Justiça Pedro Decomain, especialista em direito eleitoral, esclarece diversos aspectos relevantes sobre as eleições de outubro.
Para saber se o candidato tem uma condenação por improbidade administrativa, basta consultar o banco de dados do Conselho Nacional de Justiça. No vídeo, o Promotor de Justiça Pedro Decomain, especialista em direito eleitoral, esclarece diversos aspectos relevantes sobre as eleições de outubro.
Caso tenha uma suspeita de crime eleitoral, o cidadão deve comunicar ao Ministério Público. No vídeo, o Promotor de Justiça Pedro Decomain, especialista em direito eleitoral, esclarece diversos aspectos relevantes sobre as eleições de outubro.
O vídeo detalha as ações do MPSC nas eleições deste ano, com informações sobre como lidar com fake news, propaganda eleitoral, financiamento de campanha e a Lei da Ficha Limpa. O Promotor de Justiça Pedro Decomain, é quem esclarece os diversos aspectos relevantes destas eleições.
Neste livro, o Promotor de Justiça Pedro Decomain, especialista em direito eleitoral, comenta e esclarece diversos aspectos da lei nº 9.504/97.