Post

Conheça o trabalho do Ministério Público Eleitoral nas eleições municipais 

Nas eleições que ocorrerão em todos os municípios brasileiros em 2024, a atuação efetiva do Ministério Público Eleitoral (MPE) é desempenhada pelos Promotores Eleitorais. Estes são Promotores de Justiça do Ministério Público estadual, indicados pelo Procurador-Geral de Justiça e designados pelo Procurador Regional Eleitoral para o exercício das funções eleitorais.

Os Promotores Eleitorais têm legitimidade para promover intervenções em todas as etapas do processo eleitoral, incluindo o período de inscrição dos eleitores, as convenções partidárias, os registros de candidaturas, campanhas, propaganda eleitoral, votação e diplomação dos eleitos.

Nas eleições municipais, a ação do Promotor Eleitoral é direta, fiscalizando todo o processo eleitoral e, ocorrendo a prática de ilícitos, apresentando a respectiva medida judicial para a preservação da lisura das eleições.

Santa Catarina possui um Promotor Eleitoral para cada uma das 100 Zonas Eleitorais existentes, que desempenham suas funções perante a Justiça Eleitoral.

Nas Eleições Municipais de 2024, além da fiscalização e combate a ilícitos nas pesquisas eleitorais, convenções partidárias, registros de candidaturas, uso dos fundos públicos de financiamento de campanha e outros atos das campanhas eleitorais, o Ministério Público dispensará especial atenção às propagandas irregulares em redes sociais, à propagação de desinformação (fake news e deep fakes) e ao uso indevido de mecanismos de inteligência artificial no processo eleitoral.

Como reforço à fiscalização da lisura do pleito, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) conta com o Núcleo de Apoio Eleitoral (NAE) dentro da estrutura do Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa (CMA). O objetivo do Núcleo é dar suporte jurídico aos Promotores Eleitorais por meio de pesquisas doutrinárias, jurisprudenciais e legais, além de fomentar a capacitação de membros e servidores e realizar a interlocução com outros órgãos parceiros que também participam do processo eleitoral.

Presente nas 100 sedes de Zonas Eleitorais que abrangem os 295 municípios catarinenses, o Ministério Público de Santa Catarina é um garantidor das regras eleitorais e tem participação vital no processo de fiscalização e combate às práticas delituosas nas eleições municipais.


Cidadão pode auxiliar na fiscalização

Qualquer cidadão pode auxiliar na fiscalização da lisura do pleito eleitoral. Se tiver conhecimento de qualquer ilicitude, basta entrar em contato com a Promotoria Eleitoral de sua cidade, ou com um dos canais da Ouvidoria do MPSC, com o maior número de informações possível, a fim de permitir a apuração do fato.


Acompanhe como será o trabalho do Ministério Público de Santa Catarina nas Eleições Municipais de 2024 com o Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa e Eleitoral, Promotor de Justiça André Teixeira Milioli.


VIOLÊNCIA POLÍTICA DE GÊNERO É CRIME

Santa Catarina não será condizente com a violência política de gênero durante o período eleitoral. Esse é o recado efetivo que será transmitido pela campanha Violência política de gênero é crime, lançada na Alesc, numa ação conjunta do Parlamento com o TRE-SC, MPSC e TCE/SC. 

 A campanha tem como pano de fundo dar visibilidade à legislação que entrou em vigor no Brasil em 2021. A lei federal 14.192 estabelece normas para prevenir, reprimir e combater a violência política contra a mulher, definindo que qualquer ação, conduta ou omissão que vise impedir ou restringir os direitos políticos das mulheres é considerada violência política.


MPSC dá dicas sobre propaganda na Internet

A Promotora Eleitoral da 49ª Zona Eleitoral de São Lourenço do Oeste, Juliana Goulart Ferreira, fala sobre a Propaganda eleitoral na Internet. Informações importantes para os eleitores como a regulamentação do uso da IA, a permissão para lives eleitorais, as bibliotecas de anúncios e como fazer denúncias no Plantão Eleitoral do MPSC. Confira!


VIOLÊNCIA POLÍTICA DE GÊNERO É CRIME

A Promotora Eleitoral da 9ª Zona Eleitoral de Concórdia, Roberta Seitenfuss, fala sobre o incentivo à participação feminina na política e o combate à violência política de gênero. Denúncias podem ser feitas às Promotorias Eleitorais e na Ouvidoria do MPSC.

Denuncie

Em caso de irregularidades, denuncie para o MPSC

Denuncie

Vídeos

Instituições Parceiras nas Eleições 2024

Post
Post
Post
Post


Veja todas as notícias do MPSC sobre as eleições 2024