Post

"O livro tem que circular, conhecimento tem que circular. A ideia da Biblioteca Livre é justamente esta: democratizar os livros para quem muitas vezes não tem acesso", defende Priscila Melina Finardi, chefe do Setor do Memorial do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

A Biblioteca Livre, criada em 2013 e na época chamada "Projeto Leitura Livre", é uma iniciativa do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) para ser um espaço colaborativo entre membros e servidores do MPSC na disseminação e troca de leituras e conhecimentos.

Após algumas reformulações, a Biblioteca Livre foi reaberta em agosto de 2022. No acervo há publicações do Memorial do MPSC e doações vindas de outras instituições e de colaboradores. As estantes da biblioteca contaram com um montante inicial de mais de 700 livros.

Atualmente localizada na Casa Bocaiúva, anexa ao edifício-sede do MPSC, a Biblioteca Livre possui um acervo amplo e diverso, com obras de literatura, poesia, crônicas, biografias... e a lista segue.

O espaço, que é aberto para todo o público, funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h30.

Post

Como doar ou retirar um livro? 

O processo de doação e retirada de livros na Biblioteca Livre é bem simples e não há muitas restrições.

Para levar um livro que tenha lhe interessado, basta selecioná-lo na estante e levar para casa. Não é necessário avisar, nem mesmo devolvê-lo depois.

Caso queira doar algum material, basta colocá-lo na estante, na seção correspondente ao seu conteúdo. Lembrando que devem estar em boas condições de leitura! A única orientação do CEAF é que o mesmo esteja em mínimas condições de leitura e uso, como não ter páginas faltando, rasgadas ou soltas e não possuir rasuras ou anotações que impossibilitem a leitura.

Post

Biblioteca Ruy Olympio de Oliveira 

Você já visitou a Biblioteca Ruy Olympio de Oliveira aqui no MPSC em Florianópolis?  

A Biblioteca Ruy Olympio de Oliveira conta com um amplo acervo especializado na área do Direito, centrado nas principais áreas de atuação do Ministério Público catarinense: Constitucional, Criminal, Cível, Meio Ambiente, Infância e Juventude, Idoso, Família, Consumidor, Moralidade Administrativa, Terceiro Setor, entre outras. 

O acervo físico é composto com mais de 18.848 exemplares de livros, além de 195 títulos periódicos com 59.284 artigos catalogados. Todo esse material catalogado pode ser consultado no catálogo on-line do Sistema Pergamum. 

Todo o material bibliográfico que compõe o acervo físico está disponível para pesquisa, tanto para membros, servidores e colaboradores do MPSC, quanto para o público externo. 

A biblioteca oferece ainda o serviço de pesquisa, presencial ou on-line, onde são realizados levantamentos bibliográficos de acordo com a necessidade do usuário, empréstimos de obras e o serviço de orientação ao uso das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Caso deseje entrar em contato com a biblioteca ou tirar dúvidas, basta enviar um e-mail para biblioteca@mpsc.mp.br ou gebib@mpsc.mp.br, ou até mesmo ligar para o telefone (48) 3229-9124. 

Endereço: Rua Pedro Ivo, 231, Piso Térreo. Edifício Campos Salles, Centro, Florianópolis/SC. Gerência de Biblioteca (GEBIB), Ministério Público de Santa Catarina. 

Conheça a Casa Bocaiuva 

A casa é uma construção histórica que abriga também o Centro de Memória da Instituição, um espaço público onde documentos e registros que remontam à história do Ministério Público Catarinense e de Santa Catarina estão acessíveis à população. 

Localizada na Rua Bocaiúva, a construção foi uma antiga "casa de chácara", nome dado às propriedades de regiões periféricas, por conta de suas grandes varandas e pelas grandes dimensões das propriedades. Em 1986, foi tombada como patrimônio histórico pelo município. Já em 2014, quando o MPSC adquiriu o terreno da nova sede da Procuradoria-Geral de Justiça, optou por um cuidadoso processo de restauração, a fim de recuperar as suas características originais.