Post

Para manter a atuação com os pais e mães em processo de separação e em conflito pela guarda das crianças, o Grupo de Apoio e Reflexão do Ministério Público de Santa Catarina (GAR/MPSC) retomou suas atividades em abril utilizando a tecnologia de videoconferência. Os encontros presenciais do grupo da 21ª Promotoria de Justiça de Florianópolis estão temporariamente suspensos devido à pandemia da covid-19 e à necessidade de isolamento social.

A videoconferência foi uma alternativa encontrada para dar continuidade ao trabalho do GAR, que tem como objetivo ajudar os pais a pensar pela perspectiva dos filhos e a priorizar o diálogo como forma de resolução e gestão de problemas. Os encontros continuam quinzenais (por grupo), sendo semanais para os facilitadores. 

Outras medidas adotadas foram a redução do número de facilitadores, de quatro para dois, e a limitação de até quatro participantes por turma. Além disso, os textos, vídeos e atividades alinhadas aos encontros estão sendo enviadas de forma antecipada aos integrantes do GAR, pais e mães envolvidos em processos em trâmite na Vara de Família, que são direcionados ao grupo por ordem judicial.

Com o retorno das atividades, os facilitadores do GAR também retomaram suas reuniões semanais internas para discussão de resultados, propostas e temas dos encontros com os pais.

GRUPO DE APOIO E REFLEXÃO

SAIBA MAIS

O GAR é um espaço de diálogo destinado a famílias naturais e/ou extensas envolvidas em conflitos relacionados a processos em trâmite na Vara de Família, geralmente visando à regulamentação de guarda e ao regime de convivência das crianças e adolescentes com seus genitores e demais familiares. A iniciativa partiu de uma assistente social do MPSC, Benimari Moreira, hoje aposentada, que percebeu como muitos pais confundiam o fim da relação conjugal com o fim da relação parental com os filhos. Desde 2017, o GAR integra o Programa de Incentivo à Autocomposição Familiar (PIAF), que é  coordenado pelo Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJ). O PIAF, por sua vez, é uma das deliberações do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (NUPIA), o qual busca fomentar a prática de solução de conflitos extrajudiciais.