Nesta quarta-feira (15/01), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), por meio do CyberGAECO, cumpriu três mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária em apoio à Divisão de Investigação Criminal de São José/SC.  

A investigação, conduzida com o apoio da força-tarefa, apurou que determinado indivíduo estaria envolvido na comercialização de entorpecentes e armamentos por meio de plataformas virtuais, além de possivelmente integrar grupo criminoso com atuação no estado de Santa Catarina.  

No cumprimento das diligências, foram apreendidos dispositivos eletrônicos pertencentes ao investigado, que, em seguida, foi encaminhado à Delegacia de Polícia para as providências cabíveis.  

Participaram da operação, além dos integrantes do CyberGAECO, Policiais Civis da Divisão de Investigação Criminal de São José/SC.  

GAECO e CyberGAECO  

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.    

O CyberGAECO é uma força-tarefa especializada, inserida na estrutura do GAECO, que tem o objetivo de identificar, buscar prevenir e reprimir infrações penais praticadas em ambientes virtuais.