PostO Promotor de Justiça e membro da Unidade de Gestão de Integridade do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) Henrique da Rosa Ziesemer participou da quinta edição da Jornada de Ciência Política da Universidade de Buenos Aires nesta quarta-feira (21/8). Ziesemer foi um dos integrantes da mesa especial "Compliance internacional e a soberania dos países (Brasil e Argentina)". Ele abordou a necessidade de um compliance integrado entre os países a fim de facilitar o comércio internacional e investigações diversas.  

O professor da Universidade de Buenos Aires Darío Lima e a diretora do curso de Ciência Política da instituição, Elsa Llenderrozas, também participaram da mesa. O intuito do evento é contribuir para a formação profissional de jovens cientistas políticos, além de motivar a interação entre os estudantes e o crescimento da ciência política no país argentino. 

Recentemente o MPSC começou a estruturação da Unidade de Gestão de Integridade (UGI). A unidade visa promover o cumprimento de princípios éticos e das normas de conduta e conformidade, estabelecer medidas de prevenção a possíveis desvios na entrega dos resultados esperados pela instituição e fomentar a cultura de controle interno da administração, bem como criar e aprimorar a estrutura de governança pública, de riscos e de controles. Além disso, o MPSC possui o Programa de Integridade e de Compliance institucional e o Comitê de Integridade, que tem função consultiva, regulatória, diretiva e deliberativa.

Post

Evento no MPRS 

Na segunda-feira (19/8), o Promotor de Justiça Henrique da Rosa Ziesemer também participou do seminário "Compliance e a nova atuação resolutiva do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS)". O evento, realizado em Porto Alegre, contou com a participação do Procurador-Geral de Justiça do MPRS, Alexandre Sikinowski Saltz, da Procuradora de Justiça do MPRS Ana Maria Moreira Marchesan e da Promotora de Justiça do MPRS Ivana Kist Huppes Ferrazzo.