O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) iniciou a implementação do Projeto Kratos, uma nova estratégia de atuação voltada à captura de foragidos e autores de crimes de alta gravidade. A iniciativa, compartilhada pelo GAECO do Rio Grande do Sul, tem como objetivo fortalecer o cumprimento de decisões judiciais, garantir efetividade às operações e combater a impunidade, especialmente em casos com grande repercussão social e relevância institucional.
O Projeto Kratos se estrutura em cinco eixos prioritários: captura de alvos não localizados em operações do GAECO; prisão de foragidos e autores de crimes contra a vida; monitoramento e recaptura de líderes de organizações criminosas que rompem tornozeleiras eletrônicas; prisão de réus por crimes sexuais com mandados em aberto; e ações de prevenção a atentados em escolas, com apoio da inteligência cibernética.
O fluxo de trabalho envolve desde pesquisas em fontes abertas e bancos de dados restritos até ações coordenadas em campo, sempre com apoio das forças de segurança do estado. A atuação será feita sem a necessidade de ampliação de pessoal, com readequação das tarefas dos policiais que já integram o GAECO.
Para o Coordenador do GAECO, Wilson Paulo Mendonça Neto, está forma de atuação representa "mais um aliado no enfrentamento a criminalidade, justamente em setores sensíveis, sempre contando com a parceira das demais forças de segurança. É justamente a ação integrada que norteia e permite o combate firme aos criminosos".
O primeiro caso resolvido a partir do projeto ocorreu no último dia 15 de julho de 2025, com a prisão de um homem, condenado a 10 anos e 8 meses de reclusão por homicídio e lesões corporais, foragido da Justiça desde a condenação definitiva. A operação foi coordenada pelo GAECO, em atendimento a pedido da 2ª Promotoria de Justiça de Urussanga, e contou com o apoio da Agência de Inteligência da Polícia Militar.
Na última quinta-feira (31/07), o CyberGAECO, realizou a prisão em flagrante de um homem em São José, na grande Florianópolis. A ação foi resultado do apoio prestado à 2ª Delegacia de Polícia Civil de Lages, que investiga um caso de estelionato. A investigação começou após o relato de uma empresa de Lages que foi vítima de uma compra fraudulenta no valor de R$ 5.818,00, feita com uso de dados de terceiros.
Além de recuperar os bens, a prisão revelou que o suspeito também integra um grupo criminoso organizado. Já na tarde de terça-feira (05/08), o GAECO) em apoio à 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Araranguá cumpriu um mandado de prisão e um de busca e apreensão. As diligências foram realizadas em Araranguá e em Palhoça, onde o foragido foi localizado e preso.