Post

Preparar membros, servidores e demais colaboradores para uma desocupação eficiente das dependências do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) em caso de um incêndio real é o objetivo de uma simulação de evacuação que acontecerá nesta sexta-feira (5/9), às 16 horas, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis. 

A operação se iniciará com o acionamento do alarme de incêndio. Em seguida, todas as pessoas deverão seguir os comandos dos brigadistas que estarão espalhados em todos os andares do prédio. Os brigadistas do MPSC passaram por um curso de capacitação e estão aptos para realizar a tarefa. No momento da simulação, todas as pessoas que estiverem no prédio deverão participar da atividade. 

Um caminhão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina irá à sede do MPSC e dois bombeiros devidamente equipados simularão um combate a incêndio no interior do prédio. No andar térreo será instalada uma máquina de fumaça para simular o incêndio. 

A atividade será acompanhada pela Seção de Bombeiros da Coordenadoria de Inteligência e Segurança Institucional (CISI). Além disso, o evento contará com o apoio de 30 brigadistas orgânicos do MPSC, um militar do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e a equipe da Casa Militar.  A previsão é que o simulado dure de 20 a 40 minutos.  

Durante a semana, todo o comércio e vizinhos próximos ao edifício do MPSC serão informados sobre o simulado. A divulgação da iniciativa tem o objetivo de garantir informação clara e segura, evitando boatos, alarmes falsos e acionamentos desnecessários ao Corpo de Bombeiros da Capital. 

MP + Seguro  

O simulado de evacuação faz parte da campanha MP + Seguro, fomentada pelo Conselho Nacional do Ministério Público. A iniciativa busca fortalecer a cultura de proteção e conscientização de membros e servidores do MP brasileiro. No MPSC, a CISI é responsável pelas atividades que reforçam a importância da proteção de pessoas, dados e estruturas físicas da Instituição.