O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), em apoio à 14ª Promotoria de Justiça de Chapecó, cumpriu, na tarde da última segunda-feira (22/1), um mandado de busca e apreensão em uma residência localizada nas proximidades do Complexo Prisional, situado no Bairro Efapi, em Chapecó. A ação deflagrada tem como objetivo identificar os envolvidos e combater o suposto fornecimento ilegal de sinal de internet para detentos do complexo.   

 
A investigação, que contou com o auxílio inicial do Núcleo Regional da Diretoria de Inteligência da Polícia Penal, apontou que uma antena de internet de longo alcance estaria sendo utilizada para transmitir sinal de Wi-Fi para o interior do complexo prisional, facilitando a comunicação dos detentos com o mundo externo de maneira ilegal e, inclusive, para orquestrar e organizar novos crimes.  

 
No local das buscas foram apreendidos equipamentos de internet que seriam utilizados para a transmissão do sinal de wi-fi.    

 
A operação foi batizada de 'Sem Conexão' em alusão direta ao seu principal objetivo: interromper a comunicação ilegal dos detentos com o mundo externo, cortando a fonte de seu sinal de internet. O cumprimento do mandado de busca e apreensão contou com o apoio do Canil da Polícia Civil, Policiais Penais e peritos da Polícia Científica.   

 
O GAECO é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.   
A investigação tramita em sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.