Post

Ética no serviço público, ações no cotidiano e conscientização sobre comportamentos nocivos já banalizados na comunidade e no ambiente de trabalho foram alguns dos principais enfoques de palestras do programa ''Educando Cidadãos'' realizadas nesta terça-feira (1º/7) com estagiários da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), em Florianópolis. A programação, durante manhã e tarde, foi uma mobilização da Controladoria-Geral e da Escola Legislativa, em parceria com a coordenação do Educando Cidadãos, dentro das iniciativas de combate à corrupção. 

As palestras ocorreram de manhã e à tarde, na ALESC, com o propósito de formar cidadãos comprometidos com integridade e responsabilidade social, promovendo diálogo e sensibilização com base em valores constitucionais e princípios da administração pública. Os Coordenadores do Educando Cidadão no Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o Promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto e o Diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do MPSC e Promotor de Justiça Stefano Garcia da Silveira, conduziram as atividades. A ação também contou com a participação do Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa do MPSC, Promotor de Justiça Marcio Vieira. 

Post

''Foi um dia muito importante. Vem a máxima: fala com o estagiário! A iniciativa da base daqueles que serão futuros profissionais, que estão ali aprendendo e colaborando. Então, essa conversa foi muito mais uma reflexão de qual caminho seguir: o atalho, o se dar bem a qualquer preço, ou o plantar, o colher futuramente bons frutos, e não só profissionalmente, de forma bem-sucedida financeiramente, mas principalmente poder botar a cabeça no travesseiro, dormir e contribuir para uma sociedade em que amanhã não sou mais o estagiário, mas o dirigente'', comparou o Coordenador do Educando Cidadãos, Promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto. 

Affonso Ghizzo Neto, que idealizou em 2004 a campanha ''O que você tem a ver com a corrupção?'', citou práticas do cotidiano, como falsificar atestados médicos e furar a fila no trânsito. Durante a palestra, Ghizzo Neto explicou como funciona o Educando Cidadão, mencionou seu alcance - hoje já são 60 instituições engajadas - e pediu a colaboração dos estagiários com ideias para a mobilização na educação. 

Ao final, estagiários demonstraram que os ensinamentos sobre o programa podem ajudar no dia a dia da sociedade. ''Foram abordados vários temas de extrema importância no combate à corrupção, e uma frase que fica é: entre escolher o que é certo e o que é conveniente, a gente sempre escolher o que é certo'', disse o estagiário Fábio dos Passos. ''A palestra toca pontos que a gente acaba naturalizando no dia a dia. A gente para um pouco para perceber coisas que não são normais, mas que a gente trata como normal e a gente pode parar. Corrupção não é algo natural'', afirmou a estagiária Isabel Baier Ricardo. 

Fomento da mudança cultural 

Para o Controlador-Geral da ALESC, Marcos Ghizoni Júnior, a ação propõe aos jovens estagiários fomentar uma mudança cultural para que sejam profissionais gabaritados e dedicados ao combate à corrupção. O Gestor do Núcleo de Qualificação Profissional e Desenvolvimento Humano da Escola do Legislativo, José Airton Stang, acredita que as temáticas abordadas contribuirão para que jovens de todos os níveis de estágio da ALESC possam incentivar a educação e ter conhecimento, "já orientando a sua prática no cotidiano, os seus comportamentos, de acordo com as práticas éticas, morais, de probidade na administração pública, e que possam levar esse conhecimento e compartilhá-lo lá fora".  

Post

Exemplo 

O Diretor do CEAF e Vice-Coordenador do Educando Cidadãos, Stefano Garcia da Silveira, considerou uma honra ter participado das palestras. Ele falou sobre as funções do MPSC junto à sociedade e sobre o programa. "A ALESC é um dos 60 parceiros do Educando Cidadãos. A iniciativa de qualificar a própria casa mostra que palavras não bastam e sim os exemplos que arrastam. Então, os estagiários começam a formação também para uma cultura ética, cívica e forte baseada no programa Educando Cidadãos", declarou. 

O Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa, Promotor de Justiça Marcio Vieira, que também participou, considera o fomento da cidadania como crucial na missão do MPSC. "A iniciativa é de suma importância. A partir do momento em que as coisas acontecem no município, acontecem para o cidadão, é um foco que o Ministério Público tem que dar para que a gente traga o diálogo junto à sociedade, aos estagiários, e assim fomentar a cidadania perante as pessoas aqui envolvidas", ressaltou. Também estiveram presentes os integrantes externos do programa Educando Cidadãos, Alexandre Ivan Farias, Cintia Andréa Dornelles Teixeira e Veronica Pacheco. 

Educando Cidadãos 

O programa "Educando Cidadãos" é uma iniciativa catarinense que visa promover uma cultura de integridade e cooperação social por meio da educação, incentivando a participação ativa dos cidadãos na construção de uma sociedade mais ética e responsável. 

Lançado no dia 7 de maio de 2024, o programa nasceu com o objetivo de engajar entidades da sociedade civil, órgãos públicos e iniciativa privada na missão de disseminar e solidificar uma cultura pautada na ética, especialmente entre as novas gerações. 

Em abril deste ano, o MPSC institucionalizou o Educando Cidadãos. Entre as ações do programa destacam-se a produção de materiais pedagógicos e de comunicação, o fortalecimento das parcerias e a disseminação de informações sobre os mecanismos de controle social. Os parceiros do MPSC no programa podem tanto desenvolver ações individuais em suas organizações e comunidades como ações coletivas e integradas.  

Por meio das Promotorias de Justiça, o Ministério Público irá disseminar amplamente, em todo o sistema de ensino, o conteúdo pedagógico do programa, aproximando-se da sociedade por meio da construção conjunta de uma rede estadual que busque uma cultura de controle social a partir das prioridades locais.