PostHoje, 9 de dezembro, é o Dia Internacional Contra a Corrupção. Marco oriundo do acordo de mais de 140 países, junto às Nações Unidas, há 20 anos, com objetivo de prevenir e combater esta grande chaga social que afeta as relações humanas e impede a implementação de políticas públicas fundamentais para uma sociedade mais justa e solidária.

Sabemos que a corrupção faz parte da vida de todos nós, dando a impressão, algumas vezes, que é algo normal e que jamais nos livraremos dela. Mas não é. Nem pode ser. Temos a obrigação, com esta e com as futuras gerações, de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para mudarmos isto, seja na esfera pública ou nas nossas vidas privadas. Logo, é importante conversarmos sobre o tema e demonstrar que não somente a corrupção na esfera pública deve ser combatida, mas também que atos considerados de menor importância, podem, sim, causar sérios problemas. Por exemplo, furar filas ou não respeitar a vaga para deficientes.

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) reafirma seu compromisso de continuar combatendo a corrupção com muita energia, coragem, serenidade, responsabilidade e segurança jurídica, cumprindo, assim, uma das suas relevantes missões institucionais. Vamos reforçar, ainda mais, as nossas forças-tarefas, como o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) e Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) aperfeiçoando e intensificando parcerias com os órgãos de segurança do Estado, para que assim, tenhamos mais eficiência em nossa atuação.Para 2024, temos por meta aumentar a integração com os órgãos do Estado, com o lançamento de um projeto que permitirá maior celeridade e eficiência na recuperação dos ativos das organizações criminosas que atuam contra o Estado e contra a coletividade. 

Com a integração entre o Estado e a sociedade, seremos capazes de intensificar nossa reação a quem enriquece às custas das pessoas de bem.Você, aí em sua cidade, casa ou bairro, pode fazer também a sua parte. Preocupe-se com a vida do seu semelhante. 

Denuncie! Não tolere os pequenos atos, o popular ¿jeitinho¿, em nossas famílias, em nossas escolas, trabalho ou onde quer que seja. DIGA NÃO À CORRUPÇÃO!

Fábio de Souza Trajano

Procurador-Geral de Justiça