Post

O Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Fábio de Souza Trajano, participou nesta segunda-feira (8/4), em Curitiba, da solenidade de Posse do novo Procurador-Geral de Justiça do estado do Paraná, Francisco Zanicotti, eleito para comandar o Ministério Público paranaense no biênio 2024-2026. Na ocasião, além de levar os cumprimentos dos colegas de Santa Catarina, Trajano fez uso da palavra em nome do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG). 

O PGJ catarinense destacou em seu discurso o trabalho desempenhado pelo Procurador de Justiça Gilberto Giacoia, que deixa a chefia da instituição paranaense, reconhecendo o peso, a responsabilidade e a dedicação que o cargo exige diariamente. Por isso, parabenizou Giacoia pelas importantes contribuições à frente do Ministério Público do Paraná (MPPR), dentro do processo de edificação de uma sociedade mais justa e solidária.  

Da mesma forma, ao saudar Francisco Zanicotti pela assunção ao cargo de Procurador-Geral de Justiça do Paraná, Trajano destacou a trajetória de dedicação e excelência do novo mandatário, que já dura 27 anos dentro da instituição paranaense e que o coloca à altura da missão assumida. O PGJ catarinense também deu as boas-vindas a Zanicotti em nome do CNPG.

"Os Ministérios Públicos Estaduais e da União, em especial, o MPSC, estarão à disposição do MPPR para uma atuação integrada e focada no trabalho conjunto, porque a soma dos esforços resulta em mais do que a soma dos resultados, mas em sua multiplicação. Embora ser PGJ não seja tarefa fácil, o que conforta ao colegiado do CNPG, e que dá segurança ao povo paranaense que observa, com expectativa, o que o destino reserva aos próximos anos de atuação do Ministério Público deste pujante Estado, é que o senhor está à altura dessa relevante missão", afirma Trajano.  

Em seu discurso de posse, Francisco Zanicotti, que era o atual titular da 2ª Promotoria de Justiça da Criança e do Adolescente de Curitiba, agradeceu a todos e afirmou que o Ministério Público do Paraná está buscando dentro e fora do país o que há de mais moderno na defesa dos interesses dos direitos da população, especialmente na defesa da pessoa com deficiência, da criança e do adolescente, do idoso e dos mais vulneráveis. 

 "Além disso, vamos incrementar de uma forma ainda maior a defesa do patrimônio público e cuidar para que a gestão do dinheiro público seja feita com eficiência. O combate à criminalidade também vai ser uma prioridade, por isso, vamos nos aproximar das polícias e, ainda mais, do Poder Judiciário, tanto em Curitiba, no Paraná, quanto em Brasília, para que a população se sinta e seja efetivamente protegida da criminalidade", defende. 

Trabalho integrado 

Para reforçar a importância de uma atuação cada vez mais integrada entre as instituições, Fábio de Souza Trajano enalteceu a parceria mantida entre os três estados da Região Sul - Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul - destacando a boa convivência no escritório conjunto localizado em Brasília, onde, segundo ele, estratégias são traçadas e compartilhadas para a obtenção do sucesso em prol da sociedade paranaense, catarinense e rio-grandense. 

"No CNPG, nos últimos anos, temos, cada vez mais, congregado esforços para uma atuação conjunta, compartilhada, que vise multiplicar os resultados do Ministério Público na esfera nacional, em benefício da sociedade brasileira, que é quem nos legitima em nossa atuação", conclui.