Com uma abordagem inovadora para combater a evasão escolar e preparar adolescentes para o mercado de trabalho, o projeto "Aprender a Empreender", da 2ª Promotoria de Justiça de São Lourenço do Oeste, foi reconhecido como finalista da 3ª edição do Prêmio José Daura. Idealizado pelo Promotor de Justiça Mateus Minuzzi Freire da Fontoura Gomes, o projeto já impactou cerca de 900 estudantes das redes municipal e estadual de ensino, envolvendo 38 turmas do 8º e 9º anos e três turmas do 1º ano do Ensino Médio.
"A iniciativa nasceu da necessidade de enfrentar o aumento nos índices de evasão escolar no município. Diante da ineficácia das punições judiciais aos pais como forma de garantir a presença dos alunos nas escolas, o projeto buscou ouvir os estudantes para entender o desinteresse. A resposta foi quase unânime: a dificuldade de relacionar o conteúdo escolar com a vida profissional futura", explica o Promotor de Justiça.
Para que o projeto fosse implementado, o Município assinou um termo de ajustamento de conduta (TAC) com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), diante da falta de um programa específico para lidar com a evasão escolar de modo preventivo. Além de incentivar a permanência dos adolescentes na escola, o Aprender a Empreender tem o objetivo de capacitá-los e inseri-los no mercado de trabalho.
Com o TAC, durante o ano letivo de 2024, os alunos receberam uma aula por semana sobre empreendedorismo. A aula foi ministrada por um professor e contou também com o auxílio das instituições e empresas parceiras. Além da aula semanal, os alunos também participaram de atividades em órgãos externos, como o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), e de dinâmicas dentro das instalações das próprias empresas parceiras. Por fim, os alunos que tiverem interesse também ganharam a primeira oportunidade como jovem aprendiz nas empresas parcerias ou até mesmo receberem apoio para iniciar o seu primeiro negócio.
Resultados
Com o apoio de 39 parceiros externos, sendo 34 empresas privadas e cinco públicas, o "Aprender a Empreender" ampliou as oportunidades para os jovens da região, transformando a realidade educacional e profissional local. O projeto já atingiu 38 turmas das escolas das redes municipal e estadual de ensino, sensibilizando quase 900 alunos. Ao todo, 34 empresas participam da iniciativa, inclusive multinacionais. Foram criadas 43 novas vagas de jovem aprendiz no município, e 14 alunos já foram contratados neste ano letivo.
O impacto positivo do projeto vai além dos números. Seis das nove escolas participantes registraram zero casos de evasão escolar após sua implementação. Além disso, a iniciativa fortaleceu valores como respeito aos professores e comportamento adequado dentro e fora do ambiente escolar. "O projeto não só promoveu a permanência dos alunos nas escolas, mas também abriu portas para um futuro mais promissor", destacou o promotor Mateus Minuzzi.