Projeto do MPSC com foco em cidadania está entre metas municipais de Barra Velha para 2025
O projeto "Cidadania em ação: formação de líderes escolares para um futuro seguro" é coordenado pela 1ª Promotoria de Justiça da comarca.
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) recebeu, no mês de novembro, as metas da gestão municipal de Barra Velha para 2025. Entre as ações apontadas, está a implementação do programa "Cidadania em ação: formação de líderes escolares para um futuro seguro", coordenado pela 1ª Promotoria de Justiça da comarca. A inciativa objetiva capacitar jovens líderes, promovendo uma formação cidadã robusta e incentivando o envolvimento proativo da juventude em questões sociais e de segurança pública.
O Promotor de Justiça Francisco Ribeiro Soares destacou que a colaboração reflete o compromisso do município em construir uma cidadania ativa, na qual todos são agentes de transformação.
Já as demais metas da administração municipal foram apresentadas pelo Centro de Controle Regional de Tecnologia e Inovação e têm o foco na cidadania e o impacto social como eixos centrais. As ações incluem a colaboração com instituições de segurança pública, a educação para o trânsito seguro e palestras de prevenção às drogas e à violência.
Desde 2023, o MPSC realiza reuniões mensais com Município de Barra Velha para prestação de contas e alinhamento de ações. Essa parceria reforça a transparência e o compromisso mútuo com o desenvolvimento sustentável e a cidadania.
O Prefeito Daniel Pontes da Cunha, que está no cargo de forma interina e assumirá como Prefeito eleito em janeiro de 2025, enfatizou que as metas e projetos como o "Cidadania em ação" reforçam o compromisso de Barra Velha com uma sociedade justa e inclusiva, capacitando jovens e promovendo cidadania por meio da educação e de parcerias para um desenvolvimento sustentável.