Post

"Muito trabalho foi feito, mas também muitas pessoas foram transformadas, e esse é o grande prêmio", disse a professora da rede municipal de São Lourenço do Oeste Rosi Mari Brandalize de Miranda. A professora e o Promotor de Justiça Mateus Minuzzi, da 2ª Promotoria de Justiça da comarca, idealizadores do projeto "Aprender a Empreender", foram os convidados da primeira edição de 2025 do podcast "Momento MP". O projeto ganhou o primeiro lugar da 3ª edição do Prêmio José Daura, em dezembro de 2024. O diálogo foi mediado pelas jornalistas Silvia Pinter e Marcela Rosa.

O projeto "Aprender a Empreender" surgiu em 2023 na Escola Básica Municipal de São Lourenço do Oeste, unindo os esforços da professora Rosi, que exerce o magistério há 36 anos, e a ação resolutiva do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de São Lourenço do Oeste, frente ao aumento de casos de evasão escolar no município. Este assinou um termo de ajustamento de conduta (TAC) com o MPSC, devido à necessidade de um programa específico para prevenir o abandono da escola pelos jovens. 

Post

"Um dos pontos principais do projeto é a ressignificação da escola, fazer com que o aluno tenha vontade de ir e, assim, evitar a evasão", explica Rosi. A iniciativa oferece oficinas semanais de como se preparar para o mercado de trabalho, empreendedorismo e vagas no programa Jovem Aprendiz, em parceria com 33 empresas, sendo 28 privadas e quatro públicas. Ao todo, mais de 900 alunos foram impactados pela ação e 25 já trabalham nas instituições parceiras.  

"Às vezes ouvimos desses alunos: `Essa é a primeira carteira de trabalho da minha família', e isso é muito significante. Para eles é uma transformação que nunca teriam imaginado acontecer", relata o Promotor de Justiça Mateus Minuzzi. Além de promover o ensino e o acesso ao mercado de trabalho, a iniciativa atua com a educação no meio rural. Das sete escolas participantes, três estão localizadas na área rural do município.

Post

"As parceiras públicas vão até essas escolas para trabalhar a visão de que os jovens não podem abandonar a agricultura, de que nós precisamos dela para viver", afirma a professora Rosi ao destacar a importância de valorizar também aqueles que estudam e trabalham no campo.   

A parceria com as instituições não tem incentivo financeiro. "O Ministério Público consegue unir diversos atores da sociedade que querem contribuir com o projeto", afirma o Promotor Minuzzi. Dessa forma, o projeto pode ser replicado em qualquer escola que demonstre interesse e entre em contato com o MPSC. "Nós podemos transformar o nosso mundo, a nossa sociedade, através da escola pública", diz Rosi. 


3ª edição do Prêmio José Daura  

Em 12 de dezembro de 2024 aconteceu a 3ª edição do Prêmio José Daura. A premiação homenageia José Daura, ex-Procurador-Geral de Justiça e Promotor responsável por casos emblemáticos em Santa Catarina. O projeto "Aprender a Empreender", da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de São Lourenço do Oeste, figurou em primeiro lugar. De mesma autoria, o projeto "Semeando Saúde Única nas Crianças" se classificou na quinta posição.  

Os projetos "Protocolo de Atendimento à Vítima de Violência Doméstica no Município de Fraiburgo", desenvolvido pela Promotora de Justiça Andréia Tonin, da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Fraiburgo, e "Quiz Antibullying: uma proposta lúdica de enfrentamento ao bullying nas escolas", de autoria da Promotora de Justiça Raquel Marramon da Silveira, da Promotoria de Justiça de Pinhalzinho, alcançaram o segundo e terceiro lugares, respectivamente.  

A iniciativa "Voz Cidadã", de autoria da Promotora de Justiça Lanna Gabriela Bruning Simoni, da Promotoria de Justiça de Rio do Oeste, ficou com a quarta posição. Ao todo, concorriam 19 ações de Promotorias de todas as regiões catarinenses.  


Momento MP  

O podcast "Momento MP" é um espaço de divulgação dos resultados e da atuação do Ministério Público de Santa Catarina. Visando a aproximar a sociedade dos temas discutidos, o novo formato de comunicação traz assuntos variados em uma conversa com linguagem simples e objetiva. Os episódios são lançados quinzenalmente e têm duração média de 30 minutos. Para ouvir, basta acessar a Rádio MPSC no Spotify. O programa também tem uma versão em vídeo disponível do YouTube.