Rádio MPSC

Ouça o Promotor de Justiça do MPSC, Willian Valer.

Carregar arquivo do audio aqui!

Post

O João Pedro e a Lívia Maria têm só nove anos de idade, mas já ajudaram uma cidade do Oeste Catarinense, com pouco mais de 3.500 moradores, a se tornar destaque estadual em educação. Em 2023, eles e os colegas do segundo ano tiveram um ótimo desempenho na Avaliação Alfabetiza SC, classificando a Escola Municipal Professora Jacy Falchetti, em Arroio Trinta, para a fase final da 2ª edição do Prêmio Lume - iniciativa coordenada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) para valorizar boas práticas no ensino. Posteriormente, a escola foi reconhecida como referência máxima em alfabetização entre todas as redes municipais da região. 

Hoje, os alunos já estão no quarto ano, mas ainda se orgulham da conquista. "Aquela prova nos deixou mais confiantes. Eu gostei que a turma ganhou o prêmio, pois conseguimos evoluir e a escola passou a ser mais conhecida", diz João Pedro. "As perguntas foram bem legais e ajudaram bastante no nosso desenvolvimento", conclui Lívia Maria. 

Post

Recentemente, o Promotor de Justiça Willian Valer, que atua na 1ª Promotoria da Comarca de Videira, foi até a escola entregar um kit composto por um tablet, cinco smartphones e vários estojos de canetas coloridas como premiação. Ele visitou a sala da turma que participou da Avaliação Alfabetiza SC e incentivou os alunos a dedicarem-se cada vez mais aos estudos. "A educação mudou a minha vida e também pode mudar a de vocês. Dediquem-se aos estudos e os resultados virão", aconselhou. 

O membro do MPSC aproveitou a oportunidade para falar sobre valores essenciais para a vida em sociedade. "Tenham boas atitudes, respeitem seus colegas, valorizem seus professores e fiquem longe das drogas. Cada escolha boa que vocês fizerem hoje vai garantir um futuro incrível amanhã", concluiu.

Práticas que fazem a diferença 

A escola foi fundada em 1992 e tem até hino próprio composto por alunos. Uma das estrofes diz: "Salve, minha escola querida, escola do meu coração. Pequenina em tamanho, mas grande em sua paixão. Venho aqui para aprender e cumprir minha missão". Ela leva o nome de uma professora que dedicou a vida à arte de ensinar e faz questão de dar continuidade ao legado, com práticas de alfabetização focadas nos resultados.

Post

A coordenadora pedagógica Adriana Pirola Ansiliero diz que o segredo está no olhar diferenciado para as necessidades de cada aluno. "É preciso respeitar essas peculiaridades, desenvolvendo atividades específicas para sanar as dificuldades, como leitura, produção de textos, jogos, entre outras. Isso envolve toda a equipe de profissionais e os próprios colegas, pois somos uma grande família", diz ela. 

Atualmente, a escola atende 235 alunos da cidade conhecida como Capital Catarinense da Cultura Italiana. O certificado e a placa da 2ª edição do Prêmio Lume são exibidos com orgulho, e a diretora Ivoni Bosa Cossa diz que o kit recebido recentemente ajudará a aperfeiçoar as práticas pedagógicas. "A integração de novas tecnologias sempre enriquece o aprendizado dos nossos alunos", diz ela.

Sobre o Prêmio Lume 

O "Prêmio Lume: Escola Referência" busca identificar, reconhecer, divulgar, estimular e premiar escolas de referência da rede pública de Santa Catarina. A 2ª edição teve como enfoque a garantia da alfabetização ao término do 2º ano do Ensino Fundamental. Concorreram todas as escolas estaduais e municipais que ofertam anos iniciais do Ensino Fundamental e que realizaram a Avaliação Alfabetiza SC. 

PostHouve três etapas de avaliação: a de pré-qualificação, a de mérito e a de validação. Todo esse processo englobou a extração de dados do Censo Escolar 2023, do Painel de Infraestrutura das escolas catarinenses e da Avaliação Alfabetiza SC; a ordenação das escolas públicas municipais e estaduais com os maiores Indicadores de Esforço Não Observado (IEN) de cada uma das cinco mesorregiões do estado; e a comprovação prática de todos esses indicadores, através da aplicação de um questionário e da realização de entrevistas por videoconferência. 

Ao final, uma escola pública municipal e uma escola pública estadual de cada mesorregião consagraram-se vencedoras.