Post

Na manhã desta quinta-feira (9/2),  o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) de Santa Catarina deflagrou a operação Maserati II em combate uma organização criminosa que visa ampliar sua atuação no estado de Santa Catarina.

Estão sendo cumpridos 164 mandados judiciais, sendo 93 mandados de busca e apreensão e 71 mandados de prisão preventiva em 10 estados da federação. Os alvos são faccionados que tem atuação no estado de Santa Catarina.

Em inquérito policial instaurado pelo grupo regional do GAECO de São Miguel do Oeste, decorrente de provas obtidas na primeira fase da operação Maserati em 2021, é apurada a prática do crime do art. 2º da Lei 12.850/2013, que é promover, constituir, financiar ou integrar organização criminosa.

Participam da operação todos os grupos regionais do GAECO do Ministério Público de Santa Catarina de São Miguel do Oeste, Chapecó, Blumenau, Criciúma, Lages, Joinville, Itajaí e Capital -, bem como os GAECOS do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, além de forças policiais de todos esses Estados.

Ao todo são 338 agentes policiais (Polícia Militar, Polícia Civil, PRF, Penal e Bombeiro Militar),  88 viaturas e apoio aéreo da Polícia Militar, da Civil e do Bombeiro militar.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) é uma força-tarefa composta pelo Ministério Público de Santa Catarina, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar..