Post

A imprensa e o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) têm atribuições diferentes, mas possuem algo em comum: o compromisso com a sociedade. E as funções de ambos se encontram quando os veículos de comunicação informam a população sobre o trabalho realizado por Promotores e Promotoras de Justiça para garantir o acesso a direitos fundamentais, como saúde, educação, segurança, meio ambiente equilibrado e tantos outros, e combater a criminalidade de forma geral, tanto na esfera cível quanto na penal.

Essa conexão vem sendo estreitada com a participação do MPSC em eventos promovidos pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert), em parceria com o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina (SERT/SC). Foi o que aconteceu no último Encontro Regional Integrado, no Hotel Bebber, em Campos Novos, quando a Promotora de Justiça Raquel Betina Blank e a Coordenadora de Comunicação Social, Sílvia Pinter, apresentaram a Instituição a radiodifusores de todo o Meio-Oeste.

Post

Raquel Betina Blank, que é titular da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Campos Novos, atuando em áreas como infância e juventude, cidadania e consumidor, explicou a função do MPSC e o dia a dia de Promotoras e Promotores de Justiça para atender às demandas da sociedade catarinense.

Nesse contexto, ela falou para os jornalistas sobre o papel fundamental da imprensa na divulgação de informações. "Vocês são responsáveis por levar informação às pessoas, fortalecendo a confiança nas instituições que as representam, como é o caso do Ministério Público", frisou a Promotora de Justiça, que ingressou no MPSC em 2013 e passou pelas comarcas de São Joaquim, São José do Cedro e Lauro Müller antes de chegar a Campos Novos, onde atua desde 2018.

Em uma entrevista após a palestra, ela disse a um repórter que "a participação no evento foi uma boa oportunidade para apresentar as atribuições dos membros do MPSC e aproximar a Instituição da imprensa, que muitas vezes atua como aliada ao informar as pessoas sobre o trabalho que as Promotorias de Justiça realizam em prol da coletividade".

Post

A Coordenadora de Comunicação Social do MPSC, Sílvia Pinter, abriu o site da Instituição no telão e apresentou todo o trabalho realizado pelas equipes de jornalismo, mídias digitais, rádio, fotografia e design para levar o melhor conteúdo à sociedade. ¿Informar a população sobre a função do MPSC é uma forma de garantir a cidadania, e a parceria de vocês multiplica o alcance das notícias que produzimos, fazendo com que mais e mais pessoas saibam que podem contar conosco¿, disse Sílvia.

O Presidente da Acaert, Fábio Bigolin, citou a Procuradora-Geral de Justiça, Vanessa Wendhausen Cavallazzi, para agradecer a presença do MPSC nos Encontros Regionais Integrados das Emissoras de Rádio e Televisão realizados em todo o estado. "Essa participação vem fortalecer a relação entre o MPSC e a imprensa, estreitar laços e esclarecer dúvidas sobre a abordagem correta em relação à função da Instituição, permitindo uma entrega de informação mais assertiva", concluiu.