Post

Nesta quarta-feira (11/12), ocorreu a premiação dos vencedores do primeiro concurso de fotografia "Olhares do MPSC", em uma solenidade que celebrou a criatividade e o talento dos membros e servidores da Instituição. A premiação fez parte das comemorações do Dia Nacional do Ministério Público, celebrado em 14 de dezembro.

O Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais do MPSC e Presidente da comissão julgadora do concurso, Paulo Antonio Locatelli, representando o Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, destacou a importância da iniciativa. "Tenho certeza de que este é o primeiro concurso fotográfico de muitos outros que virão no futuro, em que poderemos ver cada vez mais as maravilhas do nosso Estado pelo ângulo de artistas amadores que formam nosso Ministério Público. Por meio dos nossos membros, servidores e estagiários, com sua arte e criatividade, revelam belezas muitas vezes ocultas e que muitas vezes estão ao nosso lado, congelando o momento, transformando o comum em extraordinário, capturando a magia e a poesia que às vezes ficam escondidas no nosso cotidiano".

Veja as fotos do evento.

Os autores receberam certificados e exemplares das fotos. Entre os vencedores, destacaram-se Jader Henrique de Santiago, que venceu com quatro fotos, e James Faraco Amorim, com duas. No total foram nove vencedores que tiveram suas obras reconhecidas pela qualidade técnica e pela mensagem transmitida.

Os premiados falaram sobre a alegria de serem reconhecidos. Jader Henrique de Santiago disse que o concurso foi o primeiro de que participou e que valoriza a iniciativa. "Eu já faço fotos há bastante tempo. Sempre gostei muito de equipamentos fotográficos e investi nisso, porque a fotografia é algo que realmente me encanta. Nunca tinha participado de um concurso antes, então achei bem importante essa experiência. O legal é que não precisou ser foto profissional e, mesmo com fotos de celular, é possível alcançar resultados incríveis. Acredito que a qualidade das fotos é o que conta, e é muito interessante ver como todos da minha equipe, incluindo os residentes, também participaram e ficaram empolgados com o concurso. Com certeza, nos próximos anos, a competição vai ser ainda mais acirrada, com mais fotos e mais qualidade. Fiquei surpreso e muito feliz por ter sido premiado com quatro fotos", contou.

Para Alice Faustino Galdino, "a fotografia é a extensão de uma alma contemplativa, porque antes de registrar nós vemos e, por alguns segundos que sejam, meditamos e isso nos enriquece profundamente".

Post

Djennifer da Silva Teixeira tem paixão por fotografia desde muito nova. "Eu ganhei uma câmera de 15 anos e comecei a fotografar. Fiz alguns trabalhos de fotografia amadora. Atualmente eu faço mais fotos de surfe também", contou. "Esse foi o primeiro concurso de fotografia de que eu participei. Eu achei essa iniciativa do MP bem importante. É legal ter essa interação, cooperação com o Ministério Público. Nos sentimos mais integrado ao sistema. É legal também compartilhar a foto. Fiquei feliz. Estou ansiosa para ver o calendário", comemorou.

Outro vencedor homenageado foi Hugo Filipe Barreto Ferreira de Freitas, que tem a fotografia como hobby. "Eu fiquei surpreso de a minha foto estar entre as 14 escolhidas em meio às mais de 300 inscritas. Eu fiquei muito feliz por ser representado no MPSC, por a foto fazer parte do calendário do ano que vem e pela exposição itinerante, com a minha fotografia passando por vários lugares do MPSC no Estado de Santa Catarina. É uma experiência muito boa. Eu não estava esperando não. Fiquei muito feliz", afirmou.

O servidor Pablo Benítez também sempre gostou de fotografia e ficou feliz com a oportunidade. "O concurso foi uma surpresa. Eu não sabia que o MPSC iria ter essa iniciativa e achei oportuno. Escolhi algumas fotos e mandei. Achei incrível ter ganho. Eu sempre gostei de tirar foto de forma amadora. Nunca publiquei nada. Na imagem, retratei minha esposa e minha filha em um momento espontâneo. Vi elas juntas e cliquei!".

Para Jose Guilherme de Souza Brito, "o concurso foi uma ótima chance de compartilhar minha paixão por fotografia, que vejo mais como um hobby. Nunca tinha participado antes, pois não tenho uma câmera profissional, apenas o celular, e achava que seria difícil competir com fotógrafos experientes. Mas isso não me impede de registrar e compartilhar imagens do dia a dia nas redes sociais e com a família. Inclusive, sabendo do meu interesse, minha família sempre pede para eu fotografar os eventos, como aniversários. Fiquei super feliz e lisonjeado por uma das minhas fotos ter sido escolhida, e compartilhei essa conquista com a família, amigos e colegas de trabalho. Sou muito grato pela oportunidade de participar", comentou.

Vitor Silveira Pargendler, se sentiu honrado em ter tido uma foto selcionada, "considerando que tenha sido uma seleção de alto nível, foi uma honra e um grande incentivo a me desenvolver na fotografia. Foi a primeira vez que participei de um concurso fotográfico, e a primeira vez que tive fotos publicadas. A fotografia para mim é um hobby recente, mas que levo a sério", concluiu

O Promotor de Justiça, James Faraco Amorim, já tem uma longa história com a fotografia. "Considero de grande importância valorizar a cultura produzida pelos artistas que integram o Ministério Público. Já participei de outros concursos com fotografias de natureza, especialmente de aves. Tenho várias fotos publicadas em livros de parceiros, mas ainda não publiquei uma obra própria. Fotografo desde o ano 2000¿, declarou.

Foram mais de 300 fotos inscritas em diferentes categorias temáticas, que capturaram momentos relacionados a meio ambiente, trabalho, esporte e lazer, gente, folclore e inovação. Dessas imagens, 14 foram selecionadas para compor o calendário de mesa institucional de 2025.

Veja como foi o primeiro concurso fotográfico do MPSC

Com mais de 300 imagens inscritas, o primeiro concurso fotográfico do MPSC, promovido pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais e desenvolvido pela Coordenadoria de Comunicação Social (COMSO), foi um sucesso. As imagens foram avaliadas por uma banca de avaliadores, composta pelos seguintes membros do MPSC e integrantes da COMSO: Paulo Antonio Locatelli, Presidente da comissão, Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais e Coordenador dos centros de apoio operacional; Luciana Cardoso Pilati Polli, representando o gabinete do Procurador-Geral de Justiça; Lara Peplau, Diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional; Cristiano Andujar, fotógrafo da COMSO; David Guarim Martins Júnior, fotógrafo da COMSO; Rafael Cardoso Pereira, jornalista da COMSO; e Luíza Scremin Schwartz Sell, designer da COMSO.

As 14 imagens selecionadas já compõem o calendário institucional de 2025, que começará a ser distribuído em breve.

O principal objetivo do concurso foi identificar e valorizar os talentos fotográficos entre os colaboradores da Instituição. Com uma vasta diversidade de temas retratados pelos participantes, além de ilustrarem o calendário de mesa de 2025, as imagens estarão disponíveis para uso em publicações institucionais, como o portal, redes sociais, cartilhas, vídeos e identidades visuais do MPSC. A iniciativa reforçou o compromisso do MPSC com a cultura e a criatividade, além da promoção da fotografia como meio de integração e valorização de seus integrantes.