Post

Em uma sessão do Tribunal do Júri na quinta-feira (20) em Abelardo Luz, um homem acusado de matar o vizinho, que também era seu cunhado, em 2022 foi condenado a 18 anos e oito meses de prisão em regime inicial fechado. Ele já estava preso preventivamente no Presídio de Xanxerê desde novembro de 2022. 

A sentença foi proferida pelo Juízo da Vara Única da Comarca de Abelardo Luz. Na sessão, os jurados acolheram as teses do Ministério Público de Santa Catarina, representado pela Promotora de Justiça Ana Maria Horn Vieira Carvalho. O réu foi também condenado a pagar como valor mínimo 40 mil reais em reparação de danos à família da vítima, conforme requerido pelo MPSC. 

De acordo com a denúncia, o motivo do crime foi um desentendimento entre os vizinhos. O réu teria soltado as vacas que criava e os animais entraram na propriedade da vítima, que reclamou do fato, causando uma discussão.  

O autor dos tiros se dirigiu à casa do vizinho portando uma pistola e disparou diversas vezes contra o homem, atingindo-o com 15 tiros. O crime foi presenciado pelo filho da vítima, de apenas sete anos de idade.  

À pena se somaram as qualificadoras de motivo fútil, recurso que dificultou a defesa da vítima e meio cruel. Cabe recurso da decisão.