Post

Você lembra a última vez que plantou uma árvore ou que conviveu com um animalzinho? Os alunos do Colégio de Educação Municipal Integral de São Lourenço do Oeste plantaram sete mudas de ipês-amarelos e cuidaram do cachorrinho Royce, da Associação Protetora dos Animais de São Lourenço do Oeste - ONG Fênix. A atividade ocorreu na última terça-feira (31/10) durante a apresentação da cartilha "Semeando saúde única nas crianças", desenvolvida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). 

Para ilustrar o que é saúde única, a escola contou com três ambientes e em cada um deles foi apresentado um tipo de saúde: a ambiental, a animal e a humana. O Promotor de Justiça Mateus Minuzzi Freire da Fontoura Gomes explica que o objetivo da cartilha e da atividade realizada na escola foi permitir que as crianças tenham, desde cedo, contato com o meio ambiente e os animais e entendam por que é importante protegê-los.  

"A saúde do animal está muito ligada com o meio ambiente e com a saúde humana. Aqui em São Lourenço do Oeste, infelizmente, temos muitos casos de maus-tratos e de violência. O papel do MP não só atuar repressivamente, mas também fazer a função preventiva, apresentar a mensagem e conscientizar, por isso pensamos que a escola é o lugar ideal para isso", ressaltou. 

Para Givanildo Guarda, diretor do colégio, foi muito interessante acompanhar a curiosidade e o interesse das crianças durante cada explicação. "É importante esse interesse acentuado porque eles vão crescer entendendo a relevância do cuidado com a saúde dos animais e como isso reflete na saúde ambiental e na humana", destacou.  

Benice Folador, que é presidente da Associação Protetora dos Animais de São Lourenço do Oeste - ONG Fênix e auxiliou na criação da cartilha, enfatizou que a ação com as crianças é resultado de um trabalho desenvolvido ao longo dos últimos meses. "A cartilha apresenta de forma lúdica ações de bem-estar ambiental, humano e animal. É uma grande oportunidade de conscientizarmos nossa sociedade por meio da educação", disse.  

Post

Concurso "saúde única" 

Como forma de reforçar o conteúdo apresentado, as crianças poderão agora participar de um concurso que tem como tema a saúde única. Alunos do 1º e do 2º ano deverão entregar um desenho; do 3º e do 4º ano, uma frase; e do 5º e do 6º ano, um texto de até 30 linhas. A entrega deverá ser feita até o dia 7 de novembro. 

O resultado será divulgado em 16 de novembro e a entrega dos prêmios ocorrerá no dia 21 de novembro. Os primeiros lugares de cada categoria ganharão uma bicicleta; os segundos lugares, uma cesta com doces; e os terceiros, uma caneca com trufas e um biscuit para decorar a caneca. 

O que é saúde única?  

A saúde única é uma abordagem global multissetorial, transdisciplinar, transcultural, integrada e unificadora que tem como objetivo o equilíbrio e a otimização da saúde de pessoas, animais e ecossistemas. A saúde única reconhece que humanos, animais, plantas e meio ambiente estão intimamente ligados e são interdependentes. 

Rádio MPSC

Ouça o MPSC Notícias com o Promotor de Justiça Mateus Minuzzi Freire da Fontoura Gomes.

Estudantes de São Lourenço do Oeste aprendem na prática a importância da saúde única