Post

O Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, recebeu o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, nesta terça-feira (9/7) na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis. Na reunião, Trajano e o Secretário alinharam uma parceria entre o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e o Governo do Estado para o lançamento de um projeto-piloto que busca fomentar a formação de jovens para atuação no setor de tecnologia e inovação. O chefe do MPSC sinalizou que a parceria pode ser viabilizada por meio de recursos do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL).   

Trajano destacou a importância de apoiar a iniciativa. "É um projeto que tem uma dimensão social magnífica, que visa a garantir o acesso de mais jovens catarinenses às oportunidades de capacitação profissional no setor de tecnologia", destacou. 

De acordo com Marcelo Fett, existe um impacto negativo na produtividade de empresas catarinenses do ramo, provocada especialmente por conta do déficit de mão de obra qualificada. "A falta de profissionais na tecnologia permanece alta e, se multiplicarmos isso por um salário médio de R$ 4 mil, temos uma ideia da massa salarial que está deixando de ser incorporada à economia de Santa Catarina por não termos competência técnica e socioemocional aderentes a este novo modelo de desenvolvimento", afirmou. 

Cristiane Iata, gerente de formação de profissionais do futuro e negócios inovadores da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, foi responsável por apresentar o projeto-piloto ao Procurador-Geral de Justiça. "Pesquisas mostram a tendência da falta de profissionais nesta área, e esta realidade precisa ser enfrentada. Queremos mostrar que tecnologia é sinônimo de oportunidade possível, capaz de transformar a vida das pessoas", enfatizou.  

Também participaram da reunião o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais do MPSC e presidente do FRBL, Paulo Antonio Locatelli; o Coordenador-Adjunto do Centro de Apoio Operacional Técnico do MPSC, Promotor de Justiça Lucas dos Santos Machado; o Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Promotor de Justiça Giovanni Andrei Franzoni Gil; e o assessor especial da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Largura.