O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) divulgou, nesta terça-feira (19), a mais recente atualização do Transparentômetro, o ranking que mede o desempenho dos portais da transparência dos ramos e unidades do MP brasileiro. Mais uma vez, o portal do MPSC ficou entre os mais bem avaliados do país, alcançando 99,6% de transparência e o conceito de "ótimo".  

O percentual faz com que o Portal da Transparência do MPSC seja o oitavo no ranking nacional e o primeiro considerando as regiões Sul e Sudeste. O resultado também consolida o portal do MP catarinense entre aqueles com maior desempenho do país, já que desde 2016 o Transparentômetro aponta índices acima de 95% no MPSC.    

Para a Secretária-Geral do MPSC, Claudine Vidal de Negreiros da Silva, ter esse índice de transparência mostra que o Ministério Público de Santa Catarina continua a ser referência no assunto e, cada vez mais, busca garantir à sociedade um acesso adequado às informações de interesse público. 

Os dados do Transparentômetro são referentes ao primeiro semestre deste ano e tiveram como base a quinta edição do Manual do Portal da Transparência do CNMP, que elenca 525 itens a serem verificados, como acessibilidade e adequação às normas vigentes. O ranking é atualizado semestralmente pelo CNMP. Na edição atual, seis unidades atingiram 100% de desempenho em seus portais: os MPs do Acre, Amapá, Distrito Federal e Territórios, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Piauí. O MP do Ceará, com 99,8%, é o sétimo colocado no ranking.