Obra de Procurador de Justiça catarinense completa 30 anos e chega à 7ª edição
O livro se consolidou como referência no debate acadêmico ao abordar de forma crítica o fenômeno do alternativismo jurídico.
O livro "A verdadeira Face do Direito Alternativo", de autoria do Procurador de Justiça Gilberto Callado de Oliveira, alcança a 7ª edição pela editora Juruá e celebra três décadas de seu lançamento. Considerado um best-seller da literatura jusfilosófica, o título se consolidou como referência no debate acadêmico ao abordar de forma crítica o fenômeno do alternativismo jurídico.
Publicado pela primeira vez em 1995, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, quando Callado era Promotor de Justiça da 1ª Vara Criminal, a obra gerou intensas polêmicas no meio jurídico e universitário. As reflexões do autor sobre práticas judiciais inovadoras e de caráter revolucionário projetaram seu prestígio acadêmico e repercutiram nacionalmente, com milhares de exemplares vendidos em livrarias de todo o país.
No livro, Callado descreve o alternativismo jurídico como uma ideologia que fragiliza os fundamentos do próprio direito. "Foi uma obra profética, que em 1995, no lançamento da sua primeira edição, já previa o ativismo revolucionário dos tempos atuais", afirma o Procurador de Justiça.
Reconhecido pelo impacto de sua produção intelectual, Gilberto Callado já prepara um novo título inédito, previsto para ser lançado ainda este ano.