Post

O Procurador-Geral de Justiça (PGJ) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Fernando da Silva Comin, recebeu nesta quinta-feira, 19/9, a visita de Fernanda Bornhausen, Presidente do Conselho Diretor do Social Good Brasil (SGB), que fará o primeiro laboratório de dados para gestores públicos no Brasil. O evento de lançamento acontecerá no dia 9 de outubro, a partir das 13h, em Florianópolis, na empresa Softplan. 

A iniciativa é parte do movimento Data for Good no Brasil. O PGJ aceitou participar do evento e o MPSC apoiará a iniciativa. O laboratório terá duração de dois meses e contará com a participação de dois representantes do MPSC.

Dados para o bem 

O movimento Data for Good é uma iniciativa intersetorial e internacional sobre o uso de dados para o impacto social positivos nas esferas pública, privada e não governamental, liderado no Brasil pela associação Social Good Brasil. A comunidade tem como objetivo orientar ações sociais por evidências e dados. O movimento reúne pessoas que usam ciência de dados e trocas humanas para o impacto social. O Laboratório de Dados para a Gestão Pública contará com a participação de membros do Ministério Público, do Judiciário e do Executivo. 

MPSC na vanguarda do uso de dados na gestão pública 

Na ocasião, o Procurador-Geral de Justiça falou sobre o protagonismo do MPSC no uso de dados para controle social, monitoramento e formulação de políticas públicas. O programa Transparência na Lista de Espera do SUS, desenvolvido pelo MPSC e inédito no Brasil, foi lembrado por Comin como um exemplo de como o MPSC já usa dados para levar uma mudança social positiva para a vida das pessoas. Por meio do programa a população de Santa Catarina pode acompanhar o atendimento em unidades públicas de saúde. 

Estiveram presentes na reunião, além do Procurador-Geral de Justiça, Fernando da Silva Comin, o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais do MPSC, Alexandre Estefani, Rodrigo Figueiredo Brelinger, Gerente de Ciência de Dados do MPSC, e Vanessa Aguiar de Jesus, Assessora em Comunicação do MPSC e conselheira da Social Good Brasil.