Post

O Coordenador-Adjunto do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e Coordenador do CyberGAECO, Promotor de Justiça Diego Roberto Barbiero, participa de um curso internacional sobre confisco de bens e lavagem de dinheiro. A formação acontece entre os dias 12 e 16/2, na International Law Enforcement Academy (ILEA), em Gaborone, capital de Botsuana.  

O Promotor de Justiça foi um dos quatro brasileiros selecionados a formação. A indicação para participar do processo seletivo foi do Consulado Americano em Porto Alegre, e o aceite foi confirmado pelo Adido Policial junto à Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.  

"A indicação pelo Consulado reafirma a importância do Ministério Público catarinense como parceiro estratégico das autoridades norte-americanas encarregadas da aplicação da lei, e a oportunidade de aprender novas técnicas traz a perspectiva de aprimorar a atuação funcional em prol da sociedade catarinense", disse o Coordenador do CyberGAECO. 

A ILEA promove formações a agentes públicos com o objetivo de reforçar a democracia e a liberdade por meio da aplicação das leis, aumentar a estabilidade social, política e económica através do combate ao tráfico de drogas e outros crimes, e buscar a estabilidade econômica por meio de prevenção a ilícitos. 

Participam da formação, em Botsuana, Promotores de Justiça, Oficiais de Promotoria, autoridades policiais e agentes de inteligência financeira do Brasil, Botsuana, África do Sul, Angola, Moçambique, Quenia e Tanzânia, e a instrução é ministrada por agentes especiais da Administração de Combate às Drogas dos Estados Unidos da América. Todas as despesas foram custeadas pela Embaixada Norte-Americana no Brasil. 

Saiba mais sobre a ILEA em bw.usembassy.gov/embassy/government-agencies/ilea/, e sobre o United States Drug Enforcement Administration (DEA) em dea.gov