A ideia é desburocratizar o atendimento, uma vez que, por meio desses questionários, o cidadão pode auxiliar na construção de políticas públicas de forma preventiva, para que o MPSC possa agir não apenas quando demandado com denúncias presenciais ou procurado por meio de sua ouvidoria. Ouvindo previamente a população, a Promotoria de Justiça já tem conhecimento sobre o andamento dos serviços públicos. Essas
respostas na prestação de serviços auxiliam no trabalho do Promotor de Justiça nas demandas que são feitas ao Poder Público Municipal¿, completa a Promotora de Justiça.
O projeto também é uma forma de aproximar e promover a troca de informações entre o Ministério Público e a comunidade onde atua.
"Acredita-se que o fomento da participação social pode auxiliar na melhoria da qualidade da intervenção, das ações preventivas e suprir, ainda que em parte, a ausência de transparência dos gestores municipais em relação a diversas irregularidades que poderiam e deveriam ser noticiadas ao Ministério Público, evitando que os interesses individuais se sobreponham ao coletivo", finaliza a Promotora de Justiça Lanna Gabriela Bruning Simoni.
Projeto "Voz cidadã" faz parte do programa "Transformação MP"
As ações do Ministério Público de Santa Catarina nas cidades de Rio do Oeste e Laurentino fazem parte do programa "Transformação MP". O programa estimula e dá suporte às Promotorias de Justiça na elaboração e implementação de estratégias que possam solucionar problemas da realidade local. Ao todo já são 57 projetos que promovem melhorias no dia a dia dos cidadãos.
Dentro do Transformação MP também está o Prêmio José Daura, que reconhece a atuação inovadora e resolutiva das Promotorias de Justiça.
Conheça mais sobre o Transformação MP em www.mpsc.mp.br/campanhas-programas/programa-transformacao.