Post

No mês de conscientização pelo fim da violência doméstica, em que se comemora o aniversário da Lei Maria da Penha e se promove a campanha nacional Agosto Lilás, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) realiza um webinar para tratar das diversas formas de violência doméstica, especialmente a psicológica. O evento virtual "Da violência psicológica ao feminicídio - como sair dessa armadilha" será transmitido nesta terça-feira (11/8) a partir das 10 horas no canal do MPSC no YouTube.

Com a pandemia de covid-19, houve aumento no registro de denúncias pelo Disque 180 - em abril deste ano, as denúncias cresceram em 35% em relação ao mesmo mês de 2019, conforme balanço do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Apesar disso, parte da realidade escapa às estatísticas, já que o isolamento social dificulta ainda mais a denúncia por parte da vítima. Atento a esse cenário, o webinar é um convite à reflexão sobre a importância de interferir no avanço da violência contra a mulher e difundir canais de denúncia. 

O evento contará com a presença do Promotor de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal (CCR) do MPSC, Jádel da Silva Júnior, das Promotoras de Justiça Helen Crystine Corrêa Sanches e Karen Damian Pacheco Pinto e da Magistrada do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) Ana Luisa Shmidt Ramos, autora do livro "Violência psicológica contra a mulher: o dano psíquico como crime de lesão corporal".

Para participar não é necessária inscrição prévia e as dúvidas poderão ser enviadas por meio de chat no momento da transmissão. O evento faz parte do projeto Webinars MPSC/CEAF, que tem como objetivo abordar temas de interesse público de forma objetiva, dinâmica e interativa por meio de transmissões ao vivo voltadas aos públicos externo e interno da instituição. A iniciativa é uma realização do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) em parceria com os Centros de Apoio Operacionais do MPSC, contando, ainda, com apoio da Escola Nacional do Ministério Público (ENAMP).


Violência doméstica: não se cale

SAIBA MAIS

É preciso "tirar a máscara" do agressor, disseminando informações sobre canais de denúncia, emergência e socorro para interromper o ciclo de violência contra a mulher - com esse objetivo avança a campanha "Violência doméstica: não se cale", promovida pelo MPSC por meio do GEVIM, do Centro de Apoio Operacional Criminal e da Segurança Pública (CCR) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF).