Post

"Reveja seus conceitos" é o tema da quinta edição do evento promovido pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. O intuito é refletir sobre emoções e conceitos de felicidade para cada pessoa dentro de suas realidades sociais e de seu ambiente de trabalho.

Especialistas falarão sobre temas como estresse, desgaste emocional e vulnerabilidade. "O suicídio é um problema de saúde atual muito frequente nos nossos jovens e, para preveni-lo, precisamos quebrar esse silêncio e falar sobre isso", afirma a médica psiquiatra Vanessa Pereira Leal, responsável por ministrar a palestra "A depressão não é quem eu sou: significado de estigma para pessoas com transtornos mentais". 

Além dela, outros dois palestrantes estarão presentes. O médico psiquiatra e professor da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) Alexandre Ferreira Bello tratará do sofrimento psíquico e das particularidades das minorias sociais em nosso país, trazendo dados estatísticos sobre o tema, com foco na doença mental. Ainda, haverá a palestra "Trabalho e saúde mental: do esgotamento à resiliência" pela psiquiatra doutoranda em Ciências da Saúde Ritele Hernandez da Silva. 

O evento é aberto ao público, que poderá participar fazendo a inscrição pelo link. As palestras acontecerão no dia 6 de setembro, das 13h30 às 17h30, no auditório da Procuradoria-Geral do MPSC, em Florianópolis. Para aqueles que não conseguirem comparecer, haverá transmissão ao vivo do encontro no canal do YouTube do MPSC. Todo cidadão pode participar, mas os interessados em fazer perguntas precisam estar inscritos no canal. Inscreva-se aqui