Post

A Promotora de Justiça Helen Crystine Corrêa Sanches é a mais nova integrante da Academia Catarinense de Letras Jurídicas (ACALEJ). Nesta quinta-feira (1º/9), em solenidade realizada no auditório do edifício-sede do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), ela foi empossada e passou a ser a primeira ocupante da cadeira nº 25 da ACALEJ, que tem como patrono o Ministro Luiz Assunção Gallotti. 

Na ACALEJ - que tem por finalidade preservar e resgatar história, obras e documentos jurídicos, com vistas ao aprimoramento das letras jurídicas catarinenses e nacionais - Helen se junta a dois outros membros do MPSC, os Procuradores de Justiça Davi do Espírito Santo e Paulo de Tarso Brandão. 

Helen Crystine é membro do Ministério Público de Santa Catarina há mais de 20 anos, tendo ingressado no órgão em 1998. A Promotora de Justiça atuou nas comarcas de Rio do Sul, Blumenau, Chapecó, Lages, São Carlos e São Miguel do Oeste. Atualmente, é titular da 34ª Promotoria de Justiça da Capital.   

Mestre e doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e com pós-doutorado em Ciências Criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, a Promotora de Justiça dedicou grande parte de sua carreira ao combate à violência doméstica contra as mulheres e à busca pela garantia de direitos para crianças e adolescentes.   

Helen também é uma das pesquisadoras do Nejusca, o Núcleo de Estudos Jurídicos e Sociais da Criança e do Adolescente da UFSC, além de atuar junto ao Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Florianópolis. 

Post

Em seu discurso de posse, a Promotora de Justiça destacou o papel de todos que pavimentaram seu caminho pessoal, acadêmico e jurídico. Fez, ainda, como manda a tradição da ACALEJ, reverência à vida e à obra do patrono da cadeira que passou a ocupar, Ministro Luiz Assunção Gallotti. 

"Suas qualidades e virtudes, especialmente a proficiência acadêmica e a cordialidade que o distinguiam, além da grande capacidade de mediador, o levaram a exercer um importante papel na vida político-social brasileira", disse Helen, ao discorrer sobre o catarinense de Tijucas que foi Deputado Constituinte nos anos 30 e teve longa carreira como Procurador da República e, posteriormente, como Ministro do Supremo Tribunal Federal, integrando a Suprema Corte por 25 anos. 

Na solenidade, também houve homenagem à Promotora de Justiça aposentada Leda Maria Hermann. Leda atuou no MPSC de 1992 a 2014, e sua obra literária jurídica é focada, principalmente, na violência doméstica contra a mulher.  

"Mesmo antes da Lei Maria da Penha, sua sensibilidade e sua pesquisa acadêmica nos mostrou o quanto o Direito havia esquecido da dor das mulheres que sofriam violência", comentou Helen sobre a homenageada.