Post

Um espaço que serve como instrumento de pesquisa, análise nos trabalhos de prevenção e de elucidação de causas de incêndio: assim é o Centro de Pesquisa e Inovação do Corpo de Bombeiros, em Florianópolis, que recebeu a visita do Procurador-Geral de Justiça, Fernando da Silva Comin, na tarde desta quinta-feira (21).

O chefe do MPSC conheceu a estrutura, que foi financiada pelo Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL). Os laboratórios têm como objetivo aperfeiçoar as operações dos Bombeiros e ampliar a segurança da população e do patrimônio catarinense por meio do estudo do fogo. O centro de pesquisa é composto por três laboratórios para análises e estudos de extintores de incêndio, de reação ao fogo e de investigação de incêndio.

A estrutura é pioneira no Brasil e nela será possível fazer testes para identificar problemas técnicos em extintores de incêndio e verificar a reação de materiais de acabamento e revestimento de imóveis ao fogo. A detecção de agentes acelerantes em cenas de crimes também poderá ser feita, facilitando a obtenção de provas e tornando as perícias mais efetivas.

Post

Ao final da visita, Comin destacou a atuação do FBRL no financiamento de projetos que atendam aos interesses da sociedade. "É uma satisfação conhecer o Centro de Pesquisa financiado pelo Fundo para Reconstituição de Bens Lesados. O projeto demonstra a importância do retorno da aplicação de multas e recursos oriundos de termos de ajustamento de conduta celebrados pelo MPSC justamente na defesa daqueles bens de interesse social, de interesse coletivo, que é o que o Ministério Público busca defender. Esse é um projeto muito bem-sucedido e inédito no país, e temos orgulho de ter aqui a participação do Ministério Público, por meio do FRBL", disse Comin. O valor total financiado para a realização do projeto foi R$ 2.050.684,46. 

O FRBL

O FRBL financia projetos que atendam a interesses da sociedade. A verba proveniente de condenações, multas e acordos judiciais e extrajudiciaispor danos causados à coletividade em áreas como meio ambiente, consumidor e patrimônio histórico é revertida ao fundo. Clique aqui e saiba mais.


RÁDIO MPSC

Ouça a reportagem com o Procurador-Geral de Justiça Fernando da Silva Comin.

Podcasts - As entrevistas da rádio em formato de podcast também são disponibilizadas nas plataformas Spotify e Apple. Clique aqui e acesse.

https://documentos.mpsc.mp.br/portal/conteudo/audio/radio/MPNOT_PGJ%20CENTRO%20PESQUISA%20BOMBEIROS_01.mp3