Post

Nesta quinta-feira (8/8), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), deflagrou a operação batizada como "Diploma Fácil", realizando o cumprimento de mandados de prisões temporárias e buscas e apreensões no município de Lages. Até o final da tarde, 14 pessoas já haviam sido ouvidas pelo GAECO.

Ao todo, foram cumpridos dois mandados de prisão temporária - os detidos foram encaminhados ao Presídio Regional de Lages e serão ouvidos nesta sexta-feira (9/8) - e 15 mandados de busca e apreensão, quebra do sigilo bancário e sequestro de valores, todos expedidos pelo Juízo da 3ª Vara Criminal da Comarca de Lages. Os mandados foram cumpridos por Policiais do GAECO, contando com o apoio dos policiais civis da DIC/Lages e policiais militares da Agência de Inteligência do 6º BPM/Lages.

Post

O nome da operação se deu em virtude de que os crimes praticados estão relacionados com a ¿venda¿ de diplomas/certificados de conclusão de curso superior para posterior utilização pelos beneficiados em concursos públicos que preveem referida exigência em seu edital. De acordo com as investigações, após realizarem os respectivos pagamentos, os alunos recebiam provas já respondidas e trabalhos prontos, tudo com o fim de obterem, em tempo mínimo (até três meses), os respectivos diplomas.

Entre os materiais apreendidos estão celulares, computadores, contratos, diplomas, trabalhos, provas e comprovantes de pagamentos, que já estão sob análise. Mais informações não poderão ser prestadas neste momento em virtude da continuidade das investigações.

O GAECO é uma força-tarefa composta pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal e Secretaria Estadual da Fazenda

.