Em sessão do Tribunal do Júri da Comarca da Capital realizada nesta terça-feira (22/10), Roque de Mello Júnior foi condenado a nove anos e quatro meses de prisão por tentativa de homicídio duplamente qualificado. O réu foi denunciado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) por tentar matar o novo namorado da ex-companheira.

A denúncia do Ministério Público relata que, em setembro de 2016, Roque escondeu-se em um matagal para aguardar Moisés Castro da Luz, novo namorado da ex-companheira, com o objetivo de matá-lo. Quando o casal saiu de casa, o réu os surpreendeu e sacou a arma. Moisés ainda tentou defender-se colocando a mão em frente a arma, mas Roque disparou vários tiros, ferindo a vítima na mão e no braço direito.

Conforme sustentado pelo Promotor de Justiça André Otávio Vieira de Mello em plenário, os jurados consideraram Roque culpado pela tentativa de homicídio qualificada pelo motivo torpe - ciúmes da companheira - e pela emboscada. A pena aplicada deverá ser cumprida em regime inicial fechado, mas ó réu poderá recorrer da decisão em liberdade. (Ação n. 00327312-77.2016.8.24.0023)


O QUE É O TRIBUNAL DO JURI?

Entenda como funcionam os julgamentos no Tribunal do Júri, em que a sociedade é que decide se um crime contra a vida aconteceu e se o réu é culpado ou inocente - uma participação que costuma ser o retrato da comoção popular vivida no momento. No vídeo, o Promotor de Justiça Jádel da Silva Júnior fala que "os crimes de sangue provocam um impacto que transcende o próprio círculo familiar diretamente atingido pelo crime para causar um abalo social profundo".