Um homem denunciado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) na Comarca de Itapiranga foi condenado a 29 anos e quatro meses de reclusão pelo feminicídio da namorada. O julgamento de Jeferson Luiz Reckziegel foi realizado nesta quarta-feira (25/11), Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, e foi transmitido pelo YouTube.

A ação penal apresentada pela Promotoria de Justiça de Itapiranga relata que no dia 25 de novembro de 2019 a vítima, Cristiane Otilia Arenhard, foi surpreendida enquanto descansava no sofá de casa pelo acusado. Horas antes, ela havia registrado um boletim de ocorrência contra o homem, que a ameaçava há algum tempo em razão da vontade dela em terminar o relacionamento.

Diante da negativa da retirada da queixa, o acusado tirou uma faca que levava em uma mochila e desferiu 11 golpes na mulher, que morreu em decorrência dos ferimentos. O agressor foi preso no dia seguinte na cidade de Campo Novo, no Rio Grande do Sul, a 90 quilômetros de Itapiranga, onde residia e trabalhava.

Conforme sustentado pelo Promotor de Justiça Juliano Bitencourt Pinter perante o Tribunal do Júri, os jurados reconheceram as quatro qualificadoras apontadas na denúncia: motivo torpe, meio cruel, meio que dificultou a defesa da vítima e crime contra mulher em razão da condição do sexo feminino (feminicídio). Além disso, os jurados reconheceram a causa de aumento em razão de o crime ter sido praticado na frente do filho da vítima.

A pena aplicada pelo Juízo da Vara Única da Comarca de Itapiranga deverá ser cumprida em regime inicial fechado e é passível de recurso. O réu, entretanto, preso preventivamente desde o curso das investigações, teve negado o direito de recorrer em liberdade. (Ação n. 5001224-73.2019.8.24.0034)

Assista ao julgamento clicando aqui.