Post
Para a sétima edição do evento alusivo ao Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a saúde mental, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e a Associação Catarinense de Psiquiatria (ACP) buscaram temas que tragam reflexões sobre as consequências da pandemia, como o uso exagerado da internet pelos jovens, que ficaram ainda mais isolados, mesmo encontrando várias comunidades on-line, e como o uso de substâncias psicoativas se tornou um modo de aliviar a angústia e outras consequências desse período. O evento acontecerá no dia 13 de setembro, terça-feira, às 14 horas, no auditório do Edifício MPSC, em Florianópolis.

As palestras têm como foco a orientação para o público jovem e são destinadas para pais, familiares, comunidade escolar e profissionais da área da saúde que trabalham com essa faixa etária.

O médico psiquiatra Antônio Geraldo da Silva é o convidado para falar sobre "Transtornos mentais, abuso de substâncias e suicídio: o que precisa ser dito". Antônio é coordenador e criador da campanha nacional Setembro Amarelo, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), membro do grupo de pesquisas "Saúde mental baseada em evidências" e da Subcomissão de Políticas de Drogas e Saúde Mental do Conselho Nacional dos Direitos Humanos.

A médica psiquiatra Deisy Mendes Porto irá apresentar a palestra "Mais que um abraço: o que fazer quando alguém fala em suicídio". Deisy é presidente da ACP, secretária do departamento de psiquiatria da infância e adolescência e membro da Comissão de Emergências psiquiátricas da ABP, preceptora do Programa de Residência Médica em Psiquiatria do Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina.

Já a psicóloga Jessica Souza Silva trará "Uma reflexão sobre prevenção do suicídio, redes sociais e bem-estar digital". Jessica é especialista em Saúde Pública e mestre em Psicologia Clínica pela PUC de São Paulo.

Para finalizar a programação, a médica pediatra e psicóloga Catarina Costa Marques abordará o tema "Saúde mental na adolescência: sinais de alerta".

Buscando acolher, debater e reaproximar pessoas, o evento terá o mote "mais que um abraço". A proposta é mostrar que um abraço nunca é só um abraço, mas pode ser uma forma de acolhimento, afeto, um gesto que pode salvar uma vida. O Coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (CDH), Promotor de Justiça Douglas Roberto Martins, destaca que o evento "é uma oportunidade de falar sobre o sofrimento mental, com o objetivo de derrubar mitos e tabus a ele relacionados". 

Como participar  

Para participar do evento presencial, basta se inscrever no link.   

Nesta edição, além do certificado, os participantes receberão, por e-mail, conteúdos exclusivos na semana após o evento.   


Serviço  

O quê: Ciclo de palestras Setembro Amarelo - Mais que um abraço  

Quando: 13 de setembro, às 14h  

Onde: Auditório do Edifício MPSC, em Florianópolis