Post

O coordenador do LAB-LD do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Promotor de Justiça João Carlos Teixeira Joaquim, integrará por mais um ano o Comitê Gestor da Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (LAB-LD). A eleição do novo comitê para 2019/2020 ocorreu na tarde de quinta-feira (19/10), durante o 12º Encontro Nacional da Rede LAB-LD, na sede do MPSC, em Florianópolis.

O comitê gestor da Rede LAB-LD é um colegiado consultivo responsável pelo apoio estratégico às tomadas de decisão que visam integrar as atividades dos Laboratórios de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro.

"Fomos eleitos com 34 votos, dos 34 representantes dos órgãos presentes neste encontro nacional, fato que demonstra o reconhecimento da contribuição do LAB-LD MPSC nas duas ações em que fomos responsáveis", comentou João Carlos, que também é coordenador do Centro de Apoio Operacional Técnico (CAT).

Além do MPSC, integram o novo comitê gestor integrantes dos Ministérios Públicos dos Estados do Espírito Santo, do Paraná e de São Paulo, o do Rio de Janeiro (suplente), das Polícia Civis do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Sergipe, do Distrito Federal, do Mato Grosso (suplente), do Ministério Público Militar, Ministério Público Federal (Suplente) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Post

A Rede LAB-LD é um conjunto de Laboratórios de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro instalados no Brasil. Criada em 2009, sua principal característica é o compartilhamento de experiências, técnicas e soluções voltadas para a análise de dados financeiros, e, também, para a detecção da prática da lavagem de dinheiro, corrupção e crimes relacionados. Atualmente há 43 laboratórios em funcionamento e 15 em fase de instalação no País. O MPSC integra a Rede LAB-LD desde outubro de 2015.




SOBRE O ENCONTRO

O encontro nacional da Rede LAB-LD encerrou nesta sexta-feira com a palestra dos Procuradores da República Roberson Pozzobon e Júlio Noronha sobre técnicas de investigação contra a corrupção, tendo como case a operação Lava Jato. O evento começou na quinta-feira com um balanço das ações da rede e definições das metas para 2019.

Durante o evento também palestrou o agente da Polícia Federal Roberto Zaina sobre metodologia de análise de relatórios de inteligência financeira do COAF e o Promotor de Justiça Octávio Neto (MPPB) sobre o uso de tecnologia no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro.

O coordenador do CAT do MPSC apresentou durante o encontro alguns dashboards (painéis) do Portal do Promotor, desenvolvido pelo MPSC, para auxiliar nas investigações contra a corrupção e a lavagem de dinheiro.