Nesta quinta-feira (24/10), o Promotor de Justiça Daniel Paladino se reuniu com representantes do Floripa Airport, o novo aeroporto de Florianópolis. O assunto foi o fechamento da rampa de acesso ao embarque, situação que impede a acessibilidade e tem causado transtorno, visto que no momento é preciso percorrer um longo percurso, passando pela área comercial do aeroporto, até o embarque.

Na reunião, o Promotor de Justiça recomendou que a rampa seja aberta ou, caso não haja possibilidade, que sejam disponibilizados veículos elétricos até o embarque. A diretoria do novo aeroporto tem 10 dias para responder se vai acatar a recomendação. No entanto, as mudanças não devem ultrapassar o prazo de trinta dias. Caso o aeroporto não aceite a recomendação, o MPSC poderá ingressar com uma ação civil pública.

Post

A falta de acessibilidade foi constatada em inspeção realizada pela 30ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital no novo aeroporto, no dia 17 de outubro, com o objetivo verificar o atendimento às sugestões relacionadas à acessibilidade feitas em agosto, após uma primeira vistoria realizada no local pelo grupo Acessibilidade Floripa.

"Nós pudemos ver que alguns pontos que foram apontados anteriormente já foram solucionados, mas ainda há questões que precisam ser resolvidas. O principal problema é que as pessoas com baixa mobilidade, idosos ou pessoas com deficiência, precisam percorrer um longo trajeto desde o momento de desembarque até o acesso ao check in", explicou Daniel Paladino.