Após denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio da Promotoria de Justiça de Ipumirim, cinco homens foram condenados pela prática do crime de tráfico de drogas. Quatro réus também foram sentenciados por associação para o tráfico de drogas. As penas a serem cumpridas variam de um a 11 anos de reclusão.

Conforme a denúncia, em 8 de dezembro de 2021, no bairro Scalco, os réus foram flagrados mantendo em depósito, em uma casa e um apartamento, pelo menos 177,1g de maconha. Os condenados também venderam, forneceram e entregaram os entorpecentes para o consumo de 55 pessoas.

Durante a instrução processual, o delegado que participou das investigações informou que, depois de receberem algumas denúncias, foram analisadas as imagens de câmeras de segurança da região onde os réus moravam e percebeu-se uma movimentação atípica para uma cidade do tamanho de Ipumirim, que denotaria a prática do crime de tráfico de drogas. Diante da suspeita, foi representado pela busca e apreensão, com manifestação favorável do MPSC, e os réus foram flagrados com porções de maconha.

A prisão em flagrante foi convertida em preventiva, mas posteriormente todos tiveram a liberdade provisória concedida pela Justiça.

Cabe recurso da sentença e aos réus foi concedido o direito de recorrer em liberdade.