Post

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) está com vagas abertas para residência em diversas áreas do conhecimento. Na residência jurídica, os cargos são destinados a bacharéis em Direito. Há, ainda, oportunidades para residentes em Publicidade, Serviço Social, Psicologia, Jornalismo, Informática, Geoprocessamento, Geologia, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Design, Ciências Contábeis, Biologia, Arquitetura e Administração. 

Para se inscrever, o candidato deve ser graduado há no máximo cinco anos ou estar matriculado em cursos de pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado ou pós-doutorado). 

A residência tem duração máxima de 36 meses. Para os profissionais graduados há mais de cinco anos, a duração da residência coincide com a data de término do curso em que estiverem matriculados. 

A remuneração para os candidatos selecionados é de R$ 3.500,00 mensais, para uma carga horária de 30 horas semanais, além de auxílio-transporte no valor de R$ 8,00 por dia de jornada presencial. 

O residente deve participar de, no mínimo, 360 horas-aula de atividades, cursos e eventos acadêmicos realizados pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) ou pela Escola do Ministério Público de Santa Catarina para a obtenção do certificado de conclusão do Programa de Residência. 

Como funciona? 

Após se cadastrar no site do MPSC, o candidato deve se inscrever em um dos processos seletivos. Caso seja selecionado para a lista inicial, deve acompanhar a ordem de classificação e convocação para fazer a prova de caráter eliminatório, na lotação da vaga. 

Em caso de realização do cadastro depois do período específico para a inscrição do processo seletivo (qualquer tempo após a lista inicial), o candidato será alocado no cadastro de reserva para classificação e convocação. 

Para mais informações, acesse o Portal da Residência do MPSC.