O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) está cumprindo nesta manhã 74 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e em 7 estados (SP, ES, RJ, BA, GO, SC, PR), que foram deferidos pela Justiça Criminal de Brasília. 

Os nove mandados em Santa Catarina estão sendo cumpridos em empresas e residências em Joinville, Balneário Camboriú, Navegantes  e Ilhota. Essas medidas decorrem de uma investigação iniciada no GAECO/MPDFT que apura ilegalidades praticadas em contratações que envolvem testes para detecção da covid-19. 

De acordo com as investigações, existem fortes indícios de superfaturamento na aquisição dos insumos e evidências de que marcas adquiridas seriam imprestáveis para a detecção eficiente da covid-19 ou de baixa qualidade nessa detecção. O somatório do valor das dispensas de licitação sob investigação supera R$ 73 milhões.

O GAECO/MPDFT contou com o apoio dos seguintes órgãos: 

- CENTRO DE PRODUÇÃO ANÁLISE, DIFUSÃO E SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO (CI/MPDFT);

- POLÍCIA CIVIL DO DISTRITO FEDERAL (CECOR/DF);

- COORDENADORIA DE SEGURANÇA E INTELIGÊNCIA DO MP/RJ;

- GRUPO DE ATUAÇÃO ESPECIAL DE COMBATE AO CRIME ORGANIZADO DO RIO DE JANEIRO - MP/RJ;

- GRUPO DE ATUAÇÃO ESPECIAL DE COMBATE AO CRIME ORGANIZADO DE SÃO PAULO - MP/SP;

- GRUPO DE ATUAÇÃO ESPECIAL DE COMBATE AO CRIME ORGANIZADO DO ESPÍRITO SANTO - MP/ES;-

 GRUPO DE ATUAÇÃO ESPECIAL DE COMBATE AO CRIME ORGANIZADO DA BAHIA - MP/BA;- GRUPO DE ATUAÇÃO ESPECIAL DE COMBATE AO CRIME ORGANIZADO DE GOIÂNIA - MP/GO;

- GRUPO DE ATUAÇÃO ESPECIAL DE COMBATE AO CRIME ORGANIZADO DE SANTA CATARINA - MP/SC;

- GRUPO DE ATUAÇÃO ESPECIAL DE COMBATE AO CRIME ORGANIZADO DO PARANÁ - MP/PR.