Post

A modernização do Disque-Denúncia 181 da Polícia Civil de Santa Catarina (PC/SC) será financiada pelo Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL). A proposta, que pretende aumentar a efetividade da ferramenta, foi aprovada pelo Conselho Gestor nesta quarta-feira (10/07). Durante a reunião também foram deferidos quatro requerimentos de perícia nas áreas do meio ambiente, da infância e juventude e da moralidade administrativa. 

O projeto "Modernização do Disque-Denúncia 181 PCSC" visa à aquisição de equipamentos, softwares e serviços que permitam o aumento da capacidade estrutural do Disque-Denúncia, a utilização de novos mecanismos e canais de comunicação e o acréscimo de ferramentas que auxiliem nas investigações dos casos a partir de cruzamento de dados e de integração com outros sistemas de segurança. O objetivo é aumentar a participação da sociedade, estimulando um maior número de denúncias e, consequentemente, de crimes solucionados. O projeto foi aprovado com orçamento no valor de R$990.047,83. 

O Disque-Denúncia 181 foi criado em 1998 com o objetivo de mobilizar a sociedade na luta contra o crime e a violência no estado. O serviço atende de forma ininterrupta e tem como principal característica a garantia do anonimato do cidadão, preservando sua segurança em um procedimento sigiloso. Atualmente, o 181 recebe cerca de 50 mil denúncias por dia, auxiliando na resolução de casos de pessoas desaparecidas, homicídios, tráfico de drogas, entre outros. 

Requerimentos de Perícias

O Conselho Gestor aprovou ainda, durante a reunião, quatro requerimentos de perícias nas áreas da infância e juventude, do meio ambiente e da moralidade administrativa. Os pedidos foram encaminhados pelas seguintes promotorias:

- 3ª PJ de Concórdia;
- 3ª PJ de Canoinhas;
- 1ª PJ de Porto Belo;
- 21ª PJ de Joinville.