Post

Com a necessidade de agilizar ações de proteção às pessoas idosas em situação de violência no estado, especialmente diante da maior vulnerabilidade a que elas estão expostas neste período de pandemia, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) promove na próxima quarta-feira (15/7) um evento virtual voltado ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa. A transmissão será realizada pelo canal do MPSC no YouTube, a partir das 10 horas, e contará com a presença de três especialistas na área. 

O objetivo do debate público é tratar da implantação do Protocolo de Atendimento Unificado à Pessoa Idosa em Situação de Violência no Estado e aprofundar reflexões sobre estratégias de prevenção à violência e sobre a proteção dos idosos. Como as medidas de enfrentamento à covid-19 estão mantendo pessoas idosas em casa por um longo período - ambiente em que a maior parte (80,72%) das violações de direitos acontecem, segundo o "Balanço Geral de 2011 ao 1º semestre de 2019 - Pessoa Idosa", do Governo Federal -, o MPSC alerta para a importância de debater o tema. 

A abertura do evento será feita pelo Coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor (CDH), Promotor de Justiça Douglas Roberto Martins, que falará sobre a política de direitos humanos das pessoas idosas e a construção da rede de atendimento especializada em Santa Catarina. Em seguida, a assessora em Políticas Sociais na Grande Florianópolis e assistente social Maria Cecília A. Godtsfriedt tratará da violência contra a pessoa idosa e seu protagonismo nas políticas públicas. 

Já a pós-doutora pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa Carmem Moré abordará a importância da intersetorialidade e do atendimento unificado no atendimento às pessoas idosas em situação de violência e da atenção integral às pessoas idosas e famílias em situação de violência. Para falar sobre atendimentos das Polícias Civil e Militar em situações concretas de violência contra idosos e segurança pública, o webinar contará, ainda, com a participação da delegada e Coordenadora das Delegacias de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de Santa Catarina, Patrícia Zimermann D'Avila. 

Para participar não é necessário inscrição prévia. Basta acessar o canal do MPSC no horário da transmissão. As dúvidas poderão ser enviadas por meio de chat. A ação é promovida pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) em parceria com Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor (CDH) do MPSC.


No último mês, MPSC também abordou em live a violência contra idosos

O MPSC convidou a sociedade para dialogar sobre as maneiras pelas quais a pandemia de covid-19 expõe idosos a uma vulnerabilidade ainda maior e para tirar dúvidas quanto à denúncia e identificação dos casos de violência contra a pessoa idosa.